A Sociedades Brasileira e Americana de Pediatria, assim como as Recomendações de Consenso Global sobre Prevenção e Manejo de Raquitismo Nutricional recomendam a suplementação após o nascimento ate 12 meses de idade, com dose de vitamina D de 400 UI para lactentes, Para prematuros, tem-se o pre-requisitos de peso >1.
Depois do nascimento, a primeira consulta do bebê com o pediatra se dá entre os sete aos 10 dias de vida e, geralmente, é quando o médico prescreve a vitamina D. Disponível pelo sistema público há uma combinação das vitaminas D e A, em forma de gotas, recebidas pela família gratuitamente.
5 vitaminas fundamentais para o desenvolvimento da criança
Vitamina C - O ácido ascórbico é um anti-oxidante, o que o torna importante para o recém-nascido pré- termo (RNPT) submetido a stress oxidativo (1) (2) (3). Também participa na biosíntese da carnitina, dopamina e colagénio e no metabolismo da tirosina(1)(63) .
Servir quantidades menores de comida, mas com mais frequência.
Pode envolver múltiplos fatores, como, por exemplo, orgânicos, ambientais, de desenvolvimento e comportamento da criança. A maioria dos casos estão relacionados com ingestão alimentar inadequada, devido a alterações do comportamento alimentar ou meio socioeconómico desfavorecido.
12 dicas para aumentar a produção do leite materno
Muitas sentem pontadas, outras um arrepio, outras ainda sentem um desconforto maior. Nesse momento, pode haver cólicas (contrações uterinas), o bebê geralmente começa a sugar com ritmo mais lento e pode-se ouvir sua deglutição.
sua psique libera ocitocina. É lógico que o contato com o seu bebê no seu peito, o olhar, a sucção são também fortes estímulos para a liberação do leite. Conclusão, o leite posterior não tem um tempo para aparecer e depende muito mais de estímulos psíquicos (emoções) do que mecânicos (sucção e contato físico).
Alguns estudos já em desuso, sustentam que o leite anterior é o leite do começo da amamentação, com maior quantidade de água e com menos gordura. Já o leite posterior, conhecido popularmente como leite gordo, é rico em gordura e tem menor quantidade de água.
No meio da mamada, devido ao aumento da quantidade de uma proteína chamada caseína, o leite adquire uma cor branco-opaca. Já mais para o final da mamada, sua cor é mais amarelada devido à maior quantidade de gordura. Esse leite do final da mamada é chamado leite posterior.
Leite Posterior É o “leite gordo”. Esse leite do final da mamada é o que garante o ganho de peso ideal para o bebê. Rico em gordura e proteína. É mais branco e opaco (até amarelado).
Existem três fases do leito materno: o colostro, o leite de transição e o leite maduro.
O colostro é o leite produzido logo após o nascimento do bebê. Geralmente, é secretado entre os três e cinco primeiros dias e tem consistência mais líquida do que o leite maduro. Além disso, é ligeiramente transparente, semelhante à água de coco, por isso, às vezes é visto erroneamente como se fosse um "leite fraco".
2Um bebê recém-nascido mama em média de 30 a 60 ml de leite a cada mamada. 3O bebê chega ao 1° mês de vida mamando cerca de 90 a 120 ml de leite por mamada. Chega a uma média de consumo diário de 420 ml e 750 ml de leite.