EQST

Qual O Princpio Da Tcnica De Citometria De Fluxo?

Qual o princípio da técnica de citometria de fluxo?

Citometria de fluxo é uma tecnologia capaz de analisar simultaneamente diversos parâmetros de células ou partículas em suspensão. Seu princípio está na incidência de uma fonte de luz laser que intercepta cada partícula. A dispersão da luz fornece dados relativos ao tamanho e à granularidade da partícula.

Quais são as vantagens de se utilizar a técnica de citometria de fluxo comparada aos outros métodos de análise?

A citometria de fluxo te garante resultados mais confiáveis de parâmetros que outros métodos hematologicos muitas vezes não garantem, na hematologia ela consegue te dar valores de HT, HB, VCM, CHCM, RDW, confiáveis além de ter um diferêncial na série branca praticamente igual em uma contagem mnual de células.

Qual a relação entre citometria de fluxo e imunofenotipagem?

Qual a relação entre citometria de fluxo e imunofenotipagem? A citometria de fluxo é o método pelo qual é realizada a imunofenotipagem. Trata-se do uso de tecnologia laser, pelo qual podem ser determinadas múltiplas características físicas e biológicas de uma célula ou de uma população celular.

O que é imunofenotipagem por citometria de fluxo?

A imunofenotipagem por citometria de fluxo é um exame de alta complexidade, tem sido o método preferencial para a determinação da linhagem celular e análise da maturação das células nas neoplasias hematológicas. Através dela é possível definir se um paciente é portador de uma leucemia e seu tipo específico.

O que significa a sigla CD muito utilizada em imunofenotipagem?

Uma vez aceitos por este colegiado, esses anticorpos recebem a designação CD (cluster of differentiation). Cada CD pode ser representado por vários anticorpos monoclonais que reconhecem o mesmo antígeno, mas não necessariamente o mesmo epítopo, produzidos por diferentes clones de células.

O que significa a sigla CD em imunologia?

Grupo de Diferenciação (do inglês: Cluster of Differentiation). Moléculas – antígenos – que se expressam na superfíce das células específicas do sistema hematopoiético que as identificam e têm funções diversas, são numerados.

Como é feito o exame imunofenotipagem?

Imunofenotipagem: O exame é realizado com material da medula óssea (colhido no mielograma) ou com o sangue periférico. É uma análise que utiliza soros com anticorpos específicos para caracterizar melhor as células doentes.

Qual método é utilizado para realizar a imunofenotipagem diferenciação de células do sistema imunológico?

A citometria de fluxo é uma tecnologia que tem sido utilizada mundialmente em diversas instituições de pesquisas e em laboratórios de análises clínicas, aplicada a uma variedade de estudos, principalmente nas áreas da Imunologia, Hematologia e Imunogenética.