O QUE É ISSO? A Piometra de Coto ou de Colo de útero é um problema incomum em fêmeas castradas de cães e gatas, geralmente quando os ovários não são retirados e/ou se tem algum agente infeccioso (bactéria) no local.
Os cuidados pós-operatórios são comuns a quase toda cirurgia:
Cuidados após castração
Os principais cuidados são os seguintes: Nos primeiros dias, o ideal é diminuir um pouco a quantidade de água e ração dada ao cachorro, já que ele terá acabado de passar por um procedimento cirúrgico e ainda estará em fase de recuperação. É bem provável que o veterinário recomende algum medicamento para o animal.
Veja como fazer: Separe gaze, o produto receitado e se tiver em casa, água oxigenada (apenas no primeiro dia); Pegue o cão e veja como está o local; Se tiver sangue ao redor da ferida, umedeça uma gaze limpa com a água oxigenada e limpe o sangue.
Cuidados para curar a ferida Para curar a ferida é necessário contar com gaze e medicamentos como Iodopovidona e Neomicina, dependendo daquilo que o veterinário lhe tiver receitado. Um processo eficaz pode ser primeiro limpar a zona com Iodopovidona e depois aplicar algum antibiótico como a Neomicina.
Não é necessária intervenção cirúrgica, exceto por fatores estéticos, mas assim como no ponto anterior, a hérnia deve ser examinada periodicamente. Também é possível operá-la se você for esterilizar seu cachorro, já que se aproveita a mesma cirurgia.
Se quem estiver tentando imobilizar o cão seja você, coloque um braço em volta do pescoço dele e o outro no peito, começando por baixo, e traga-o para junto de você. Você deve deixar a pata ferida no lado que estiver afastada do seu corpo. Use a mão que estiver sob o peito do animal para espichar a pata dianteira.
Para conseguir pingar as gotinhas, segure com a palma da mão o queixo do cachorro e com o polegar, abra a pálpebra superior. Incline a cabeça do animal para trás e com a outra mão, aplique o colírio.
Mas, para quem já sabe a forma de aplicar a bandagem, existem dois pontos que merecem a sua atenção:
Sempre que você der o comando e o cão repetir o comportamento que você quis que ele executasse, faça um carinho nele e dê um petisco ao cão. Esse é um treinamento eficiente para comportamentos básicos. Alguns cães entendem isso mais rápido, outros demoram um pouco mais para entender.
Agrade seu cachorro sempre que ele fizer algo correto, seja com biscoitinhos ou com abraços apertados. Eles reconhecerão que estão fazendo certo e continuarão. Caso eles fazerem algo errado, mude o tom de voz em tom de repreensão. Treine seu cão para defender e prevenir e não atacar.
Bata palmas, faça barulho para que o seu cachorro comece a latir e não deixe de recompensar ele por ter feito a coisa certa e ter latido. Com isso, ele vai entender que sempre deve latir quando um estranho bater à porta.
Por que os cachorros rosnam? Os cães rosnam entre si e rosnam-nos a nós para expressar algo que lhes desagrada. Um puxão na cauda, um comportamento agressivo ou um castigo excessivo podem fazer com que um cachorro rosne para nós, é a sua forma de dizer: Já chega!
O cachorro rosnando para o dono pode significar muitas coisas, já que o som é usado como uma forma dele se comunicar com o tutor. Por isso, é importante conhecer bem o seu amigo para conseguir identificar o que ele está tentando dizer.
Tente mostrar a ele que não há problema em você chegar perto da comida. Dar um petisco gostoso quando você se aproxima da comida é uma boa forma de (des) incentivar o rosnado. Faça isso gradativamente, e seu cãozinho vai adorar que você passe perto da comida dele e irá parar de rosnar!!
Um cachorro estranhando o dono sem motivos aparentes, evitando o contato com seus familiares e tentando morder todo mundo pode ter algum problema de saúde. Por isso, se seu melhor amigo apresenta problemas de conduta, a primeira coisa a se fazer é levá-lo ao veterinário.
Normalmente, os comportamentos agressivos surgem quando os dogs se encontram em uma situação onde sentem medo ou então por guarda de recurso. O tutor que frequentemente não percebe os sinais que antecedem comportamentos agressivos do seu cãozinho, certamente vai se deparar com um cão de difícil convívio no futuro.
Ande na frente e ignore quando necessário Sim, passar primeiro pelas portas é um sinal de liderança para os cães, por isso sempre passe na frente do seu cão e faça o cachorro voltar e depois passar atrás de você no caso dele passar na frente.
Para acabar com as dúvidas de como cães demonstram carinho, aqui vão 10 sinais de que seu filho de quatro patas é apaixonado por você.
Para terem uma vida emocional e física equilibrada, os cães precisam de três ingredientes fundamentais: exercício, disciplina e carinho na dose certa (exatamente nessa ordem).
Postura dominante
Postura calma mas firme – quando um cão dominante circula pela casa, ele define aonde vai sentar, aonde vai dormir, aonde e quando vai comer, quem entra e quem sai de casa e como as pessoas da casa devem se comportar na sua presença.