O gantry é constituído por um anel que representa o local onde estão os sensores ou detectores (cristais luminescentes - NAL) e o gerador de feixes, também chamado de ampola de feixes, por onde os feixes de raios X são emitidos.
Na maioria das aplicações médicas, os prótons (átomos de hidrogênio) em tecidos contendo moléculas de água criam um sinal que é processado para formar uma imagem do corpo. Primeiro, a energia de um campo magnético oscilante temporariamente é aplicada ao paciente na freqüência de ressonância apropriada.
Qual o íon utilizado habitualmente para formar as imagens da ressonância magnética? Nitrogênio.
A descoberta da RM é atribuída a dois cientistas, prêmio Nobel em 1952, Felix Bloch eEdward Purcell, que descobriram o fenômeno da ressonância magnética independentemente em 1946. ... A RM foi apresentada em 1973 por Paul Lauterbur no mesmo ano em que a Tomografia Computadorizada foi introduzida porHounsfield.
Raymond Vahan Damadian
Em 1972, Paul Lauterbur, utilizando um modo semelhante ao da tomografia computadorizada na construção de imagens, obteve a primeira imagem por ressonância magnética nuclear.
Procure pelo contraste para identificar regiões diferentes. Como não há cor, o contraste será o seu melhor amigo. Felizmente, tipos diferentes de tecido são exibidos como tonalidades distintas na ressonância magnética, sendo fácil ver o contraste onde os vários tecidos se encontram.
Segure o filme na orientação correta.
Abrir um arquivo DICOM
DICOM é a sigla para Digital Imaging and Communications in Medicine (Comunicação de Imagens Digitais em Medicina) e representa um conjunto de normas criado para padronizar o formato eletrônico utilizado no armazenamento e na comunicação das imagens.
Convertendo o arquivo DICOM
Como converter DCM para JPG
A maneira mais fácil de abrir a extensão de arquivo DMC é tentar baixar alguns dos softwares mais populares que usam DMC extensão. O programa mais conhecido associado aos arquivos DMC é Medical Manager DML System Compiled Script.
Na TC abdominal é avaliado o abdómen superior. Pela proximidade anatómica, podem ser realizados outros exames de TC no mesmo momento do exame. A TC pélvica (da pelve) avalia o abdómen inferior (“parte de baixo da barriga”).
Geralmente, o tempo médio é de 10 a 30 minutos. O resultado do exame, muitas vezes, pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.