crossorigin="anonymous">
Atualmente, é difícil encontrar aqueles que nunca ouviram falar de um modem ou de um roteador. Apesar de muitas vezes serem assimilados às mesmas funções, estes dois tipos de hardware possuem características bem significativas. Saiba qual é a qual a diferença entre modem e roteador.
Muitas vezes a velocidade dos dados que chegam à sua casa não corresponde à velocidade pela qual você está pagando, e por isso é muito importante fazer o SpeedTest do MinhaConexão.
Todos os routers têm entradas Ethernet (rede com fios), mas, dependendo da classe e do tamanho do router, essas entradas podem não ser suficientes para ligar todos os seus dispositivos, principalmente aqueles que ganham mais por estarem ligados desta forma, como consolas de jogos e computadores para jogos. Ao contrário dos routers, o switches não têm a capacidade de atribuir endereços IP aos dispositivos, servem apenas para dirigir os tráfego da informação de e para os vários dispositivos na rede.
A internet evoluiu e continua em constante evolução. Com maior capacidade de velocidade de internet, o que antes era impensável, visto apenas em filmes de ficção científica, hoje está cada vez mais comum nas nossas vidas.
Para um acesso à internet via ADSL, a linha telefônica funciona apenas como um meio de comunicação com o servidor de internet, formado por um par de fios metálicos. A conexão acaba acontecendo graças aos equipamentos usados, tanto na casa do cliente, quanto na sede do provedor (que é quem estabelece a conexão).
Existem casos em que a falta de sinal de internet pode não ser culpa da conexão do modem ou do roteador, mas da sua localização. Por comodidade, os roteadores acabam sendo posicionados perto do modem, mas nem sempre acabam ficando nos melhores lugares do ambiente.
Equipe editorial de Conceito.de. (10 de Julho de 2013). Atualizado em 8 de Fevereiro de 2021. Modem - O que é, conceito e definição. Conceito.de. https://conceito.de/modem
Um modem transforma a conexão de entrada (cabo coaxial, linha telefônica, linha de fibra óptica ou outra) em uma conexão Ethernet, o que permite a conexão de um roteador Wi-Fi com a Internet.
Por fim, conhece-se por modem software um tipo de modem interno que não tem chips especializados nem outras peças electrónicas; o microprocessador do computador, por conseguinte, cumpre a sua função através de um programa informático.
Como já foi mencionado antes neste texto, os routers modernos já incluem o modem, router e o ponto de acesso num único dispositivo, como é o caso dos routers que as operadoras de comunicações fornecem aos seus clientes. No entanto, em regra, estes dispositivos são sempre menos poderosos e com menos funcionalidades que os que se compram em lojas da especialidade.
crossorigin="anonymous">
Os modens externos destacam-se precisamente por serem fáceis de instalar e por poderem ser transportados e utilizados em computadores diferentes. Por outro lado, dispõem de indicadores luminosos que permitem conhecer o estado da conexão.
De forma fácil, rápida e totalmente gratuita você consegue conferir todas as informações referentes aos seus dados, como a velocidade de download, de upload e o Ping. Faça um teste já e confira!
Os modems internos são placas de expansão que se podem conectar através de diferentes tipos de conectores: AMR (uma tecnologia que já não se usa muito), Bus ISA (também já não se usa, atualmente, devido à baixa velocidade que oferece) e Bus PCI (o formato mais popular deste tipo de modens).
Nos dias de hoje, um modem já vem com roteador (na grande maioria dos casos), ou seja, é possível tanto usar a internet via cabo num computador, como também é possível usá-la por meio do wifi. É por isso que muitas pessoas confundem o roteador com o modem.
Por isso é necessário um dispositivo que ligue todos os dispositivos entre si e também à Internet através de cabos de rede ou por wi-fi. Para conseguir uma comunicação sem falhas, os routers também tratam da gestão dos endereços IP de todos os dispositivos na rede – um endereço IP funciona como um identificador para que o router saiba que uma determinada informação chega ao dispositivo certo. Funciona assim: o modem recebe a informação vinda da Internet e envia-a para o router, que, por sua vez, a envia para o dispositivo que a pediu.
Por outro lado, o roteador é o nome dado ao aparelho que é responsável por dividir o já convertido sinal digital da internet para dois ou mais dispositivos. Este processo pode ser feito através do cabo de rede ou do sinal de Wi-Fi.
Esta conexão é usualmente intermediada por um microfiltro de nome “splitter”, que possui a função de criar um canal para a conexão com o modem e outro canal para a ligação com o aparelho telefônico.
Dispositivos híbridos podem ser muito úteis para aqueles que utilizam a internet em poucos cômodos da residência ou da empresa, mas pode ser que não sejam completos para as duas funções, principalmente a de roteador. Para aqueles que possuem muitos dispositivos e um amplo espaço, talvez seja melhor investir em um roteador mais potente.
Reinicie o seu modem e roteador com frequência. Assim como todo hardware, mantê-lo constantemente ligado pode fazer com que ele passe por algum tipo de instabilidade e apresente algumas falhas. A reinicialização dos aparelhos pode acabar resolvendo este tipo de problema.
Se as entradas Ethernet do router não forem suficientes, pode usar um switch para acrescentar mais. Basta ligar os dispositivos ao switch e depois ligar o switch ao router. Existem vários tipos de switches, com várias quantidades de ligações e com ou sem gestão. Estes últimos permitem, por exemplo, atribuir prioridades na largura de banda disponível para comunicação em dispositivos específicos e criar regras.
Isso é normal. São tantas mudanças em tão pouco tempo que fica complicado acompanhar a linha cronológica de evolução da internet e as diferenças entre um tipo e outro. Confira aqui nosso guia e saiba mais sobre o assunto:
O modem é responsável por decodificar a internet que chega do provedor para a sua casa, enquanto o roteador é responsável por distribuir a internet para dois ou mais dispositivos.
Modem x Roteador A maior parte dos aparelhos têm o formato de um “pen drive”, para plugar na entrada USB do notebook e ficar conectado em qualquer lugar. Dentro desse aparelho fica integrado um chip, como os utilizados nos celulares.
Chamado Huawei E8372, o modem roteador tem o tamanho de um pen drive, e funciona conectado até mesmo a videogames. Segundo a Vivo, com o dispositivo é possível criar uma rede Wi-Fi segura, com suporte a Firewall e gestão de usuários.
Abra as configurações do Android e, em seguida, toque em “Uso de dados”;
Para redefinir configurações de rede:
Como ativar o 4G no celular Samsung Galaxy