Indicativo
O verbo Dizer pode ser usado quando queremos declarar ou enunciar algo e é muito similar ao uso do verbo falar, se você não lembra, é só clicar aqui....Modo Indicativo.
Verbo dizer - Verbo irregular da 2ª conjugação
Indicativo
Dizia vem do verbo dizer. O mesmo que: expunha, caracterizava, aconselhava, falava, alegava, combinava, narrava, advertia, ajustava.
Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes. A classificação está condicionada à flexão verbal e não ao significado. Verbo é a classe de palavras que tem o maior número de flexões na língua portuguesa.
Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.
A classificação dos verbos é determinada por sua flexões, que podem ocorrer conforme o número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda, terceira), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), tempo (presente, pretérito, futuro), voz (ativa, passiva, reflexiva) e aspecto (perfectivo, imperfectivo, inceptivo, cursivo ...
Verbo irregular da 1ª conjugação. Varia nas desinências....Verbo estar.
Estar: significado A palavra estar é um verbo, no infinitivo impessoal. Deve ser utilizado, principalmente, nas locuções verbais, quando o mesmo tiver regência de uma preposição e quando não houver sujeito definido. Ainda pode ser usada em alguns outros casos.
A forma correta da escrita é: "Onde eu queria estar".
verbo transitivo indireto e predicativo Permanecer, durante um tempo, em determinada situação: após o jogo, esteve sempre deitado; estava em último ao deixar o campeonato. Etimologia (origem da palavra estar). Do latim stare.
VERBOS “TRANSITIVOS” ESTAR E IR E SEUS COMPLEMENTOS EXCEPCIONAIS. Neste estudo, em primeiro lugar, verifica-se o conceito de algumas gramáticas, in- cluídos os verbos estar e ir e seus complementos – os chamados adjuntos adverbiais – como intransitivos e termos acessórios, respectivamente.
Consequentemente o verbo ESTAR não é de ligação, e sim intransitivo. O predicado é verbal. ... Logo, são predicativos do sujeito, e o verbo ESTAR é de ligação. O predicado é nominal.
1º - Sempre que o verbo estar for de ligação, ele não será núcleo do predicado, ou seja, a informação básica não estará contida nele. 2º- O núcleo do predicado nominal será o predicativo do sujeito, pois morfologicamente é representado pelo adjetivo.
Verbos são palavras que indicam AÇÃO, ESTADO OU FENÔMENO DA Como exemplos de verbos de ESTADO temos: SER,ESTAR, FICAR... Uma dica: os verbos de estado são os chamados verbos de ligação:SER, ESTAR, FICAR, PARECER, PERMANECER, CONTINUAR, TORNAR-SE, ENCONTRAR-SE,...
Verbos de estado, também conhecidos como verbos estativos, são os verbos que traduzem a posse de uma situação no sujeito. São exemplos de verbos de estado: falar, permanecer, morar, ter, amar, sentir e achar.
a) O verbo "ser" está no plural porque quando há uma porcentagem no sujeito da oração e esta é seguida do substantivo, o verbo deve concordar com o próprio substantivo. ... Se nos casos acima a porcentagem não fosse seguida de substantivo, o verbo concordaria com o numeral.
Nas orações reduzidas de infinitivo, o verbo ser pode ir para o plural: "Estas são as medidas a ser ou serem tomadas"; "Aqui estão os exercícios para ser ou serem feitos".
Em número, a flexão ocorre em singular (para sujeito simples) ou plural (para sujeito composto) e em pessoa a flexão ocorre na 1. ª pessoa (eu, nós), 2. ª pessoa (tu, vós) ou 3. ª pessoa gramatical (ele, eles).
Possui conjugações iguais ao verbo ir no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for). ...