A luz artificial é gerada por fontes de energia não naturais. ... Essa não tem um espectro de cores ou comprimentos de onda tão variados quanto a luz natural, fazendo com que seja menos benéfica. Exemplos: as lampadas, as lanternas e a vela em chamas.
Fonte artificial: são coisas feitas pelo homem, ex: Piscina.
Também existem outras fontes de luz natural como, por exemplo, estrelas, raios, vaga-lumes, lava e fogo. ... Outro tipo de luz que existe é a luz artificial que vem da onda elétrica. Elas são produzidas nas hidrelétricas, passam pelos postes até chegar em nossa casa.
A primeira divisão que se deve ter em mente é que existem três tipos de fontes de luz: naturais, artificiais e ambientes.
A luz visível permite o funcionamento de muitos instrumentos ópticos, desde um simples espelho até um sofisticado microscópio.
A zona visível do espetro, compreendida entre o vermelho e o violeta, situa-se entre o infravermelho (invisível, de frequência ou energia menor que a radiação visível) e a luz ultravioleta (também invisível, mas de frequência ou energia mais elevada que a radiação visível).
Existe aluz que vemos e as luzes que não vemos. A luz que vemos chama-se, apropriadamente, luz visível. Há, além dessa, luzes invisíveis, como a luz gama, a luz X, a luz ultravioleta, a luz infravermelha, a luz de microondas, a luz do rádio, que podem ser captadas por meio de instrumentos adequados.