O tratamento da mordida aberta em adultos já passa normalmente pelo uso de aparelho ortodôntico fixo, podendo ser ou não um aparelho autoligado, e associado ou não com elásticos intermaxilares. O tempo de utilização do aparelho pode ser muito variável, consoante o tipo e severidade da mordida aberta.
A correção da mordida profunda (ou sobremordida) pode ser efetuada através de aparelho ortodôntico ou aparelho dentário. O aparelho ortodôntico para corrigir a mordida profunda, pode ser fixo aos dentes (aparelho fixo), ou não fixo (aparelho móvel ou removível).
Dentre os principais sintomas e possíveis problemas que uma pessoa com mordida errada pode enfrentar estão:
o batente serve para a extrusão dos molares, para ter espaço para eles irromperem um pouco mais e corrigir a mordida profunda. O tempo varia de acordo com cada paciente.
Acessório utilizado nas movimentações dentárias como: giroversões, tracionamentos, retrações ou sistemas de ancoragem. Podem reter elásticos, correntes, fios de amarilho e ligaduras.
A manutenção do aparelho ortodôntico fixo ou "apertar" o aparelho consiste na ativação do arco (o fio que passa nos braquetes) para que continue a ter o alinhamento dos dentes. Não é somente trocar o fio e as borrachinhas, ou apertar o fio, o dentista ativa o arco para que os movimentos dos dentes continuem.
O Botão palatino de Nance é um aparelho ortodôntico fixo de ancoragem dento-muco suportada, utilizado como mantenedor de espaço, sendo indicado para as perdas múltiplas e bilaterais de molares decíduos superiores, e como mecanismo de ancoragem intrabucal em diversos procedimentos durante o tratamento ortodôntico, tais ...
A contenção ortodôntica fixa superior consiste em um fio metálico colado por trás dos dentes ântero-superiores. Muito parecida com a usada normalmente na arcada inferior. A diferença principal é que normalmente não há muito espaço disponível para a inserção da contenção na face lingual dos dentes superiores.
Nos aparelhos que contam com placas de acrílico, essa limpeza é ainda mais necessária. Para finalizar, utilize uma seringa, sem agulha, com água ou o enxaguatório bucal de sua preferência e dê jatos com bastante pressão para conseguir remover os restos de resíduos do aparelho.
Mastigação com aparelho fixo Ir aos poucos: este é o segredo do sucesso para não se ferir ao comer com um novo aparelho ortodôntico fixo. "O ideal é que, nos primeiros dias após a instalação, o paciente faça a ingestão de alimentos mais macios.