Como Comprar: Procure por uvas gordinhas, firmes, com os caules flexíveis e cores vibrantes e uniformes. Compre Orgânico: Se possível compre uvas orgânicas, assim como os tomates elas possuem alto teor de pesticidas em sua casca.
A uva Vitória é muito semelhante à Thompson, mas com um teor de açúcar ainda maior e mais destacado. Na hora de comprar, a melhor uva é aquela de consistência mais firme e brilhante.
Mais fáceis de produzir, as uvas verdes ajudam a melhorar a circulação. Além disso, possuem grande quantidade de vitaminas K e B1, que ajudar na fixação do cálcio e, assim, garantem a saúde dos ossos. Possuem menos açúcar que as uvas roxas, o que beneficia na dieta, e também contribuem na prevenção do câncer.
'Thompson Seedless', também conhecida como Sultanina destaca-se como a mais importante uva de mesa consumida no mundo. No Submédio São Francisco, as primeiras áreas cultivadas com 'Thompson Seedless' apresentaram produtividades insignificantes, o que desestimulou o cultivo desta variedade nesta região.
Existem duas maneiras de se escolher um vinho. A primeira é pela denominação de origem, como os vinhos do Velho Mundo e os do Novo Mundo. A segunda é por meio dos tipos de uva com os quais a bebida foi elaborada.
Uva Rubi: presença do antioxidante resveratrol ajuda a controlar o colesterol e a proteger as funções do cérebro. Puxada para o roxo e com algumas nuances amareladas, a uva rubi é ótima para consumo natural por ter uma polpa maior e bem docinha.
No entanto, muitas são desconhecidas para os novos degustadores acostumadas às famosas cabernet sauvignon e merlot. O Terra visitou o Parque Temático Dal Pizzol, na Serra Gaúcha, onde são cultivados 164 tipos de uvas de 22 países, para descobrir mais variedades que dão origem a vinhos no Brasil.
Cabernet Sauvignon A mais produzida e consumida no mundo, facilmente encontrada em todo o território gaúcho. A robusta Cabernet Sauvignon também é produzida na Serra Gaúcha, e embora seja uma uva de final de ciclo, possui maior resistência à umidade, se compararmos com a Merlot, devido sua casca mais espessa.
Uvas finas As principais cultivares tintas, pelo volume processado, são Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Tannat, Ancellota, Pinot Noir e Egiodola, mais expressivas no sul do país, e as cvs. Syrah e Alicante Bouschet, mais importantes na Região Nordeste.
Previne doenças crônicas A uva é rica em antioxidantes, que são substâncias poderosas no combate a doenças crônicas como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.
Existem videiras de diversos gêneros, sendo a Vitis a mais conhecida, com 60 espécies. A espécie mais cultivada do mundo é a Vitis vinifera, que gera frutos para a elaboração de vinho, mas também uvas de mesa e para a produção de passas.
Existem cerca de 5 mil variedades de uvas viníferas,as mais famosas são tintas Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carmenère, Syrah e Pinot Noir. E nas brancas, a Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling. No mundo os países que mais tem uvas diferentes são Itália e Portugal.
uva
Esse relatório traz informações de diversos tipos de uvas, seja para a produção de vinho ou consumo in natura (uvas de mesa). Existem cerca de 12.
Richebourg Grand Cru
A Pinot Gris da Alsácia é a mesma que a Pinot Grigio italiana e a Grauburgunder alemã. A alma dessa uva é muito interessante, pois, na Alsácia, desenvolveu- se sobremaneira, produzindo desde excepcionais brancos secos até doces que podem se equiparar aos melhores Sauternes.
Para quem prefere uvas mais resistentes, vale apostar nas mudas da Vitis labrusca (Isabel) ou Vitis vinifera (Niágara), que são as americanas, fáceis de cultivar em pequenos ambientes e vasos.
A planta apresenta boa adaptação em regiões com temperaturas de 15 a 30 graus. Recomendam- se locais com muita luz do período da florada até a maturação das uvas. Dependendo de clima e tempo, a videira precisa de 500 a 1,2 mil mililitros de chuva.
As chamadas uvas de mesa, consumidas in natura, como a Niágara Rosada, são mais indicadas para climas quentes e úmidos em virtude de sua boa adaptação ao clima, além de serem mais resistentes às pragas e doenças.
Com cerca de 20 a 30 dias após a fase do “choro”, dependendo das condições climáticas, do solo e do número de substâncias que a planta retém, a videira começa a brotar.
Qual a diferença entre videira e parreira? Na verdade não existe nenhuma diferença, parreira e videira são simplesmente palavras sinônimas e se referem à planta da uva, bem como podemos chama-la também de vinha.
Por conta disso, uma videira recém-plantada demora uns quatro anos até que seus primeiros frutos possam ser colhidos para a produção de vinho. Antes de completar seis anos de vida, a vinha se estabiliza, e está pronta para produzir uvas cada vez mais saborosas.
A poda deve ser feita no período de dormência da planta, final do inverno ou início da primavera. Para identificação desse período, a videira deverá estar quase sem folhas. Deve-se contar 12 gemas a partir do enxerto e podar em forma de bisel com uma tesoura de poda afiada e esterilizada em fogo brando.