adjetivo Negligente; que se comporta de maneira desleixada: trabalhador omisso. Descuidado; que possui lapsos ou lacunas: relatório omisso. Que não contempla certas situações ou circunstâncias: regra omissa. Ocultado; que não pode ser demonstrado, declarado ou exposto.
Antes de continuar vale lembrar que omissão é você não fazer algo que você deveria fazer, mas não fez. Devemos atentar com muito cuidado para as omissões, pois elas também causam grandes estragos quando não tratadas. No casamento, por exemplo, um marido omisso e uma esposa omissa pode destruir a relação.
Omitir é deixar de lado, esquecer, preterir, silenciar, não mencionar ou esquecer. Omitir um fato pode ser um ato propositado ou não. Não é o mesmo que mentir. Mentir é dar uma informação falsa, é dizer o que não é verdade, é enganar ou não cumprir com o prometido.
É comum ouvirmos falar em negligência, imprudência e imperícia em casos de erro médico, acidentes de trânsito, acidentes com armas de fogo, entre outros tantos. Negligência: Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação.
O que precisamos não é uma diminuição temporária do fluxo para evitar novas fatalidades e, sim, mais prudência no trânsito, tanto nas grandes rodovias quanto nas ruas dos nossos próprios bairros. Assim que a vida retornar à normalidade, é essencial que as pessoas contribuam para manter baixos os índices em questão.