A Guerra Fria foi responsável pela polarização mundial e, entre 1947 e 1991, desencadeou uma série de pequenos conflitos como resultado da disputa entre EUA e URSS. A Guerra Fria aconteceu entre 1947 e 1991 e marcou a polarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos e outro pelos soviéticos.
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito iniciado em 1939 e encerrado em 1945, contando com a participação de vários países. A Guerra acabou em 1945, com a vitória dos Aliados.
Sendo, portanto, composto principalmente por Reino Unido, França (oficialmente até 1940), Estados Unidos e União Soviético (a partir de 1941). Os Países Aliados foram os vencedores desse conflito que vitimou mais de 60 milhões de pessoas.
Dessa maneira, a Rússia retirou-se da guerra em razão dos enormes problemas políticos internos. Logo após a retirada da Rússia socialista da guerra, seu principal líder, Lênin, assinou junto à Alemanha um Tratado de Paz entre as nações. ... A retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial ancorou a Alemanha de forças.
O Tratado de Brest-Litovsk foi um tratado de paz assinado entre a Rússia (já governada pelos bolcheviques) e as chamadas Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria, Bulgária e Império Otomano). Esse acordo foi assinado em 3 de março de 1918 e oficializou a retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial.
Aos poucos, no entanto, o avanço das tropas alemãs chegou a um impasse na Rússia. Fortes perdas e rotas inseguras de abastecimento enfraqueceram o ataque alemão. Hitler dominava quase toda a Europa, parte do norte da África e da União Soviética. Mas no ano de 1942 houve uma virada.
Militarmente falando, a estratégia da Operação Barbarossa consistia em conquistar a União Soviética o mais rápido possível (Hitler queria que a vitória viesse em até oito semanas).
Além das questões ideológicas, a invasão da União Soviética aconteceu porque os nazistas tinham a intenção de se apropriar do território soviético para formar o “espaço vital” de seu Reich. Por último e mais importante, estavam as intenções alemãs de obter os recursos soviéticos, como alimentos, petróleo, carvão etc.
A Rússia continua sustentando que a anexação soviética dos países bálticos foi legal e que a União Soviética os libertou dos nazistas, desconsiderando o fato de que eles, os nazistas, haviam ocupado o Báltico de acordo com os termos do Pacto Molotov-Ribbentrop entre Adolf Hitler e Josef Stalin.
Estônia, Letônia e Lituânia formam os Países Bálticos, essas nações estão localizadas na porção nordeste do continente europeu, na costa leste do mar Báltico. ... Atualmente, os Países Bálticos são membros da União Europeia (UE) e apresentam elevadas taxas de desenvolvimento econômico: média de 6% ao ano.
Os Países Bálticos
As Repúblicas bálticas foram três repúblicas que pertenceram à União Soviética (RSS da Lituânia, RSS da Letônia e RSS da Estónia) durante o período de 1940 a 1991.
Rússia, o país
Europa
Estónia
Língua estoniana. eesti keel; IPA: [ˈeːs. ti ˈkeːl]), ou estónio ou estônio, é a língua oficial da Estônia, falada por cerca de 1,1 milhão de pessoas na Estónia e por cerca de 10 mil pessoas em várias comunidades de emigrantes.
Recebeu o nome da cidade de Reval, atualmente conhecida por Tallinn, foi criado em 1719 a partir dos territórios conquistados da Suécia na Grande Guerra do Norte.