Os estreptococos do grupo A (GAS) são bactérias (germes) encontradas normalmente na garganta e na pele de pessoas saudáveis. Ocasionalmente, estes germes podem causar dor de garganta ou infecção cutânea leve.
O gênero Streptococcus, pertencente à família Streptococcaceae, tem seus representantes esféricos (cocos) agrupados em forma de cadeia. Também são colorados gram-positivos, como os Staphylococcus. Normalmente estes organismos preferem ambientes oxigenados, porém se desenvolvem também em meio anaeróbio.
Se a mulher tiver uma cesárea sem trabalho de parto e sem rompimento da bolsa das águas, você não precisa receber antibióticos para o Streptococcus B na gestante. No entanto, mesmo que você planeje uma cesárea (geralmente feita com 39 semanas de gestação), você também deve fazer o teste entre 35 e 37 semanas.
O exame do cotonete é um exame que deve ser realizado entre a 35ª e a 37ª semana de gestação e que tem como objetivo identificar a presença da bactéria Streptococcus agalactiae e sua quantidade.
Corticoides, como prednisona ou dexametasona: são usados quando os anti-inflamatórios não resolvem ou há muita dor na garganta; Antibióticos, como benzetacil, amoxicilina ou azitromicina: são utilizados somente em casos de infecção bacteriana, para eliminar as bactérias que causam a infecção.
Sinais e sintomas da faringite bacteriana A febre da infecção bacteriana costuma ser mais alta que na viral, mas isso não é uma regra, já que há casos de gripe com febre bem alta. A presença de pus e gânglios aumentados na região do pescoço fala fortemente a favor de uma faringite bacteriana.