A encefalopatia hepática é uma doença caracterizada pelo mau funcionamento do cérebro devido a problemas no fígado como insuficiência hepática, tumor ou cirrose. Uma das funções do fígado é filtrar o sangue vindo da digestão pois ele é responsável por metabolizar substâncias consideradas tóxicas para alguns órgãos.
Diagnóstico de Encefalopatia hepática O médico realizará um exame físico e poderá diagnosticar, também, por meio da observação clínica, principalmente no que diz respeito aos sinais emitidos pelo sistema nervoso de que alguma coisa está errada.
A alanina também desempenha um papel especial no transporte da amônia para o fígado, numa forma não-tóxica. Os músculos, como os outros tecidos, produzem amônia durante a degradação dos aminoácidos. Essa amônia é transportada dos músculos ao fígado pelo aminoácido alanina, através do ciclo da glicose-alanina.
A degradação dos aminoácidos pode ser definida escente. Esse grupo amino vai ser convertido a ureia e as 20 cadeias carbônicas restantes são convertidas a piruvato, acetil-coa e intermediários do ciclo de Krebs. ... O glutamato pode ainda ser desaminado (grupo amino liberado como amônia).