Os gêmeos dizigóticos ou bivitelinos são originados a partir da liberação de dois ovócitos no momento da ovulação. Nesse caso, por serem gerados de ovócitos e espermatozoides diferentes, apresentam pouca semelhança genética, apenas aquela que ocorre entre outros irmãos.
“No caso dos bivitelinos, a mulher libera simultaneamente dois óvulos e duas fecundações independentes ocorrem por dois espermatozoides diferentes. Nesse caso, os dois irmãos podem ter características físicas diferentes como sexo, cor da pele e cabelo.
Os gêmeos não-idênticos são formados pela fecundação de dois óvulos por dois espermatozóides. ... Já os univitelinos ou idênticos formam-se quando um único óvulo, fecundado por um só espermatozóide, sofre posteriormente uma divisão. Logo, gêmeos idênticos têm necessariamente mesma carga genética e mesmo sexo.
Por definição gêmeos são duas ou mais crias nascidas da mesma gestação. ... Em humanos é mais raro, tendemos a ter gêmeos em 33,3 a cada mil gravidezes - gestações. O curioso é que por algum motivo misterioso esse número aumentou muito, já que em 1980 eram 18,8 gestações gemelares.
Faça com que os filhos gêmeos dividam espaços juntos A interação entre irmãos facilita a rotina e estimula a formação de vínculo entre eles. Defina momentos para que os dois fiquem juntos em casa, na hora da brincadeira, da troca de fraldas ou mesmo do banho - desde que com a ajuda de outro adulto.
1/90
Não existe um tratamento efetivo para a gravidez gemelar em si, mas tratamentos para a fertilização, como os métodos de reprodução assistida, podem aumentar as chances de uma mulher ter gêmeos. A fertilização in vitro, por exemplo, é um dos tratamentos que aumentam as chances de uma gestação múltipla.
“Comece com um banho, amamente, cante ou coloque uma música calma e acarinhe, de preferência num ambiente calmo e a meia luz”, aconselha. Outro método que pode ser utilizado no caso de gêmeos é coloca-los para dormir no mesmo berço. Isso faz com que se acalmem.
Daniela conta que uma das estratégias para amamentação para gêmeos é dar leite para os dois bebês simultaneamente. “O ciclo das crianças acontece a cada 3h. Aí, você troca, dá de mama, as crianças dormem por 2h e depois elas volta para mamar. Se não desse ao mesmo tempo, ficaria com uma hora apenas de descanso.
Mantenha os dois no mesmo horário de alimentação e sono Procure alimentar e colocar para dormir juntos e, se um costuma fazer uma soneca de meia hora e o outro de 1 hora, considere pegar o bebê que dorme menos no colo para dormir mais meia hora no colo mesmo.
O grande segredo para cuidar de gêmeos sozinha é organização, rotina e segurança. A gente se torna expert em logística! E a cada dia que passa, as mães conhecerão mais seus bebês e ver que cada um tem suas características e necessidades diferentes. A mãe aprende a “rebolar” com a necessidade de cada um.”
Para poder utilizar o mesmo berço à medida que o bebê cresce e evitar desperdícios, assim como economizar, a melhor opção é comprar dois mini berços ou duas mini camas 2 em 1 ou 4 em 1. No meu entender, esta continua sendo a melhor opção para quem tem gêmeos.
O que comprar para o enxoval de gêmeos?
PARA OS BEBÊS
Além do carrinho e do bebê conforto, existem alguns outros produtos essenciais, que podem ser conferidos na lista a seguir:
Tamanhos a pedir No caso de gêmeos, a quantidade de fraldas deve ser sempre o dobro e se o bebê nascer pre-maturo ou com menos de 3,5 kg ele poderá usar o tamanho recém-nascido RN ou as fraldas próprias para prematuros que se compra somente nas farmácias.
Até os 2 meses de vida: de 8 a 10 fraldas por dia. Dos 3 aos 6 meses de vida: de 6 a 8 fraldas por dia. Dos 6 meses à 1 ano: 6 fraldas por dia. De 1 a 2 anos: 4 a 6 fraldas por dia.
Tamanho da fralda: recém-nascido ou RN Fraldas do tamanho recém-nascido não serão necessárias muitas fraldas, pois a maioria dos bebês passam direto para o tamanho 1. Assim que falamos de 10 a 12 fraldas por dia ou em total umas 200 a 240 fraldas.
Como um recém-nascido precisa ser trocado de 8 a 10 vezes por dia, para fazer um estoque de, pelo menos, 15 dias, você vai necessitar de 112 a 140 fraldas. Geralmente, os bebês podem usar essas fraldas até próximo dos dois meses de idade.