A raiz do pensamento sistêmico está na ideia de que cada parte do sistema influencia o todo, o coração que funciona mal não prejudica, apenas, o sistema circulatório, mas todos os demais órgãos. ... Tentar compreender somente uma parte de um sistema pode não funcionar, pois há dependências daquela parte com as demais.
O pensamento sistêmico é uma nova forma de abordagem que compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da complexidade, para percebê-lo, a abordagem sistêmica lança seu olhar não somente para o indivíduo isoladamente, considera também seu contexto e as relações aí estabelecidas.
94), “o método sistêmico é um conjunto de passos sistematizados que nos leva a aplicar o Pensamento Sistêmico de maneira organizada, de modo que em cada passo se atinjam resultados que servem como entradas nos passos subseqüentes”.
A essência do pensamento ou enfoque sistêmico é a ideia de elementos que interagem e formam conjuntos para realizar objetivos. A teoria geral de sistemas fundamentou-se em três premissas básicas aplicáveis perfeitamente à administração das organizações.
O pensamento sistêmico nas organizações é a conexão entre todas as partes envolvidas. A tomada de decisão sistêmica leva em consideração não só o desempenho de um único setor, mas de toda a empresa, tendo o planejamento estratégico geral como norte.
Pensar sistemicamente me propiciou um novo olhar para o mundo, para o homem e, conseqüentemente, uma mudança de postura que me ajudou a ampliar o foco e entender que o indivíduo não é o único responsável por ser portador de um sintoma, mas sim que existem relações que mantêm este sintoma, este sistema.
O pensamento sistêmico, quando colocado em prática, melhora as relações que ocorrem na organização, seja ela com os colaboradores, os fornecedores ou o público-alvo final.
O pensamento nos coloca diante de algo para ser avaliado, compreendido ou escolhido sem ter esse algo efetivamente a nossa frente. Ele elabora conceitos, idealiza, dá significado, cria juízos e faz com que tenhamos dentro de nós um universo bem peculiar.
O que é o Trabalho Sistêmico? Este trabalho leva em conta que, ao fazer parte de um sistema, você é capaz de acessar informações sobre ele e vislumbra os problemas como parte da solução que o sistema encontrou até o momento.
Significado de Sistêmico adjetivo Capaz de afetar inteiramente um organismo; generalizado. ... adjetivo Próprio ou relacionado com um sistema; sistemático.
Cinco passos simples para desenvolver uma visão sistêmica
Resultados esperados: Fortalecer o senso de transparência, justiça e meritocracia. Ter clareza de quais são as dificuldades da equipe, permitindo mais assertividade nas ações. Fornecer critérios sólidos para a gestão, com redução da subjetividade.
De maneira simples e clara, ter uma visão sistêmica nada mais é do que ter a capacidade de ver o cenário completo, analisando todos os agentes e situações que o compõem.
Ter visão de negócios significa compreender como sua empresa opera. Se tiver interesse em ser promovido em uma organização, você precisa entender qual é a vantagem competitiva dela, o que impulsiona o desempenho e como você concorre contra outras empresas.
O que é gestão estratégica de pessoas: aprenda a transformar seus funcionários em aliados. A gestão estratégica de pessoas é a nova abordagem utilizada pelas empresa e tem como objetivo entender os colaboradores e alinhar seus interesses com os da própria organização.
A Visão de Mercado é a Base Para Definir Estratégias Assim sendo, ter visão de mercado nada mais é do que identificar novos caminhos para que uma empresa possa se tornar mais competitiva, saber onde se quer/deve chegar e qual o caminho a percorrer para conseguir isso.
Significado de Visão substantivo feminino e masculino Sentido da vista; ação ou efeito de ver; capacidade de compreensão, assimilação e percepção visual de tudo que está presente no mundo exterior, concebida a partir da utilização dos olhos e do cérebro.
De forma resumida podemos dizer que a visão empreendedora nada mais é do que a capacidade de ver aquilo que os demais não conseguem enxergar. A maior parte das pessoas olha para o mercado, mas não consegue enxergar as oportunidades que podem estar camufladas em pequenos espaços.
Como ter uma mente empreendedora
Identifique o seu cliente. Esta é uma dica importantíssima para quem pretende identificar oportunidades ou busca investir em um novo negócio. Conheça seu público alvo, suas necessidades, desejos e anseios, o que eles esperam do produto ou serviço que você pretende investir, entre outras coisas.
Em uma visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.
Empreendedor é aquela pessoa que enxerga, promove e aproveita as novas oportunidades nos negócios, se arriscando para colocar em prática seus sonhos, planos e ideias. É comum pensarmos que o empreendedorismo está ligado apenas à criação de novos negócios, mas não é bem assim.
O papel principal do dono é ser o visionário. É ser a pessoa que cria, inventa, traz a possibilidade de ser diferente. O empreendedor é aquele que inspira os outros a trabalhar, que sabe que quer impactar o mundo. Essa é a diferença entre um empreendedor técnico e um empreendedor visionário: ele é um sonhador.
A função principal de um empreendedor é a de abrir uma empresa com o objetivo de desenvolvê-la e gerar lucros – mas não é só isso. De fato, vemos que cada vez mais o empreendedor moderno precisa saber como resolver problemas, lidar com desafios e criar soluções eficazes.
O empreendedorismo tem como principal objetivo questionar a realidade e investir na evolução todos os dias. Ao inovar e solucionar problemas das empresas, ou de outras pessoas, o empreendedor (e seu negócio) promovem um grande desenvolvimento para toda a sociedade.
Empreendedorismo é a capacidade de criar e implementar novos negócios ou inovar, explorando novos mercados em empresas já consolidadas. Quem empreende mobiliza e gerencia recursos para gerar algum tipo de valor. Esses recursos podem ser dinheiro, matéria-prima, mão de obra e máquinas, entre outros.
Quais são as características de um empreendedor?