O quinhentismo tem, como tema central, os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, relacionada com as Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus.
Início: 1500 ( na época do descobrimento do Brasil pelos portugueses.) Fim: 1600 ( quando foi publicado Prosopopéia, de Gonçalves de Magalhães, que ja tinha tendencias barrocas.)
(FUVEST-SP) Entende-se por literatura informativa no Brasil: conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza o homem brasileiro. a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI. as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.
Conheça a seguir alguns dos autores da literatura brasileira contemporânea e suas obras:
As principais características da literatura contemporânea são: Mistura de tendências estéticas (ecletismo) União da arte erudita e da arte popular. Prosa histórica, social e urbana.
O que é literatura contemporânea? A literatura contemporânea é a que vivenciamos atualmente. Começou após o encerramento do pós-modernismo, por volta da metade do século XX. A transição de uma escola literária para outra se dá por meio de mudanças no cotidiano de determinada época.
Na literatura contemporânea brasileira não há uma delimitação específica, mas sim uma mistura que varia de autor para autor. A contemporaneidade não tem mais um sentimento de busca como a modernidade, mas é representação da crise existencial do homem pós-moderno, sem ter um objetivo final específico.
Escolas literárias Autores Contemporâneos Os autores da atual produção literária brasileira caracterizam por uma única qualidade unificadora: são individuais. Não existe atualmente uma corrente dominante, e apesar de muitos terem estilos parecidos, devem todos serem estudados separadamente.