O cultivo protegido consiste em uma técnica que possibilita certo controle de variáveis climáticas como temperatura, umidade do ar, radiação solar e vento. ... Os gastos com controle de pragas e doenças também pode reduzir no cultivo protegido. Isso é observado especialmente na produção de mudas.
Existem três tipos de cultivo protegido que devem ser usados em diferentes situações: o que é feito diretamente no solo, o cultivo protegido com substratos e o cultivo protegido em água.
Além de melhorar o controle sobre disponibilização de nutrientes e água e de prevenção ao ataque de pragas e patógenos, o cultivo protegido introduz também controle sobre o microclima ao modificar a temperatura, a umidade e a luminosidade.
O ambiente protegido pode ser um túnel (baixo ou alto), uma estufa agrícola com ou sem pé direito ou até mesmo uma casa-de-vegetação, onde o controle do ambiente é intensificado. ... O uso correto do ambiente protegido possibilita produtividades superiores às observadas em campo.
O cultivo protegido é uma técnica que pode ser usada em diferentes culturas vegetais. Ele tem como finalidade a minimização de externalidades, como clima, pragas e doenças.
Basicamente as estufas são ambientes climatizados, com algumas características de viveiros (por ex., regas por gotejamento) mas em geral não servem para produção de mudas e sim para cultivos que necessitem de controle de temperatura, quantidade de luz e/ou ventos.
A estufa mantém a temperatura adequada para o desenvolvimento das plantas, facilitando que cresçam mais rapidamente. Estufas são estruturas montadas para criar um ambiente de calor, principalmente, durante os períodos de inverno. Nelas podem ser cultivadas hortaliças, legumes e frutos.
Um bom cultivo protegido pode ser feito em estufas agrícolas ou em túneis feitos com ripas que possibilitem a entrada do sol e vento de maneira indireta. A luminosidade e a temperatura fazem com que a planta tenha um melhor desempenho de fotossíntese e um aumento direto na produtividade.
Escolhendo o local adequado O uso de estufas facilita o controle do ambiente, o que é extremamente necessário para produções em larga escala. O cultivo da alface em hidroponia exige que a temperatura permaneça em torno de 25°C e com umidade relativa do ar de aproximadamente 70%.
Para os hortelões da região Sul do Brasil, que tem mais períodos de frio, essa é a época perfeita para o plantio de Cebolinha Verde, Ervilhas, Beterrabas, Agrião, Mostarda e Radiche. Já para quem vive na região Sudeste, aproveite para plantar Chicórias, Couve-Manteiga, Salsas, Rabanetes, Mostarda e Quiabos.
A recomendação técnica é a utilização de estufas de 350 m2, utilizando o espaçamento de 1,8 m entre linhas e 2,0 m entre plantas, embora variações no tamanho da estufa e espaçamento entre plantas possam ser utilizadas com sucesso.
Em apenas quatro meses de plantio, a lavoura já começa a apresentar alguns frutos. Conforme Valdemar, sozinho dá conta de colher dois quilos de maracujá por pé, ou seja, 600 quilos por semana.
Na área de um hectare e meio, os dois plantam três variedades da fruta e conseguem colher até 80 toneladas por hectare, quase sete vezes mais que a média nacional de 12 toneladas por hectare. O segredo para colher tanto está no cuidado com o pomar, do começo ao fim do ciclo.
Em um hectare é possível cultivar mil pés de maracujá utilizando 25 gramas de semente, que custam cerca de R$ 200, o que é considerado um retorno garantido. “A média nacional de produção de maracujá gira em torno de 14 toneladas por hectare.
A recomendação técnica é a utilização do espaçamento de 1,8 m entre linhas e 1,5 m entre plantas, embora variações no espaçamento possam ser utilizadas com sucesso.
Cultivos comerciais conseguem produzir duas ou mais safras de maracujá ao ano. A época de colheita, ou seja, a época em que o maracujá dá frutos é a seguinte: Sul/Sudeste: Se o plantio for efetuado entre os meses de Setembro a Dezembro, colhe-se entre os meses de Abril - Agosto.
O período de colheita, varia de 6 a 9 meses. Plantios efetuados nos meses mais próximos do verão, permitem início de colheita mais precoce (6 meses). O maracujazeiro tem longo período de safra.
A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).
Calendário da Horta de A a F
Vamos conhecer também a característica de plantio de cada um dos produtores de destaque da agricultura brasileira....Centro – Oeste.
Semear: milho, trigo de primavera, cevada, luzerna e outras forragens, abóboras, alfaces, beterraba, cenouras, ervilhas, espinafres, feijões, melancias, melões, nabiças, rabanetes, salsa, tomates e pepinos. Plantar ou transplantar: batatas, cebolas, couves e espargos.