EQST

O Que Citologia Onctica Urinria?

O que citologia onctica urinria? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é citologia oncótica urinária?

A citologia oncótica urinária é uma modalidade diagnóstica utilizada tanto para rastreamento do carcinoma urotelial como para o monitoramento de pacientes com histórico da neoplasia. Suas vantagens compreendem a facilidade de coleta e o baixo custo do exame. O desempenho da citologia da urina depende do grau do tumor.

O que quer dizer citologia oncótica negativa?

Não é considerado lesão precursora ou pré- maligna. Também pode constar no laudo do exame a presença de bactérias ou fungos, responsáveis por infecções como candidíase, tricomoníase e vaginose bacteriana. A classificação mais recente é de presença ou ausência de células neoplásicas.

O que é citologia oncótica Cérvico vaginal?

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome "Papanicolaou" é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

Como é feito a coleta de material para citologia oncótica cervical?

Uma pequena amostra de células é recolhida a partir da superfície do colo do útero. Em seguida a amostra é espalhada sobre uma lâmina de vidro e enviada a um laboratório para análise. As células são examinadas para identificar anomalias que podem apontar infecções vaginais ou uterinas e também o câncer cervical.

Como fazer uma citologia Oncotica?

É um exame bastante simples. A mulher fica na posição ginecológica (deitada, com os joelhos dobrados e as pernas afastadas), o médico introduz um espéculo na vagina, retira material do orifício do colo do útero e da parede vaginal e encaminha para análise em laboratório de citopatologia.

Como coletar citologia Oncotica?

  1. Deixar sobre a mesa somente 1 lâmina para a coleta.
  2. Identificar a lâmina na parte fosca somente com lápis preto com as iniciais do nome da paciente antes da coleta. ...
  3. Coletar primeiro a parte ectocervical e fazer o esfregaço no primeira parte da lâmina.