Articulações dos Corpos Vertebrais São anfiartrose do tipo sínfise, projetadas para suportar peso e garantir resistência.
Arco vertebral - a estrutura localizada posteriormente ao corpo. Consiste em dois pedículos e duas lâminas. ... Os pedículos, as lâminas e o corpo de cada vértebra formam uma cavidade (forame vertebral). O canal vertebral é o espaço através da coluna vertebral que é delimitado pelos forames vertebrais.
O canal vertebral compreende o espaço delimitado pelo corpo vertebral à frente, os pedículos e facetas articulares lateralmente e as lâminas na região posterior. O canal vertebral lombar con- tém o cone medular e a cauda equina.
O forame intervertebral é a abertura formada pela articulação de duas incisuras vertebrais. Através dele passam os nervos espinhais. Seu tamanho varia conforme posição, patologia, carga de peso que a espinha suporta e postura.
O forame do processo transverso (lat. foramen transversarium) é um forame característico das vértebras cervicais (C1 a C7). ... É menor ou pode estar ausente na última das vértebras cervicais, C7. Serve de passagem para artérias vertebrais, plexos venosos e simpáticos.
A degeneração do disco intervertebral é um problema na região lombar que pode ocasionar complicações como estenose espinhal, espondilolistese e retrolistese. Na verdade a degeneração do disco intervertebral não é uma doença, mas uma condição degenerativa que pode causar dor e afetar sua qualidade de vida.
O disco intervertebral cervical é composto pelo anel fibroso, núcleo pulposo e pela plataforma cartilaginosa.
Estabelecido entre os corpos das vértebras e unido a elas por ligamentos, o disco intervertebral é constituído por dois elementos: o anel fibroso e uma parte central, derivada da notocorda do embrião, e o núcleo pulposo.
Surgimento da hérnia de disco O disco fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral. Esse anel fibroso, quando fissura ou está desgastado, permite que o líquido gelatinoso que está mantido no seu centro realize uma expansão ou abaulamento da sua estrutura e também pode se extravasar.
Os discos intervertebrais são capazes de suportar forças compressivas, rotacionais e de flexão aplicadas sobre a coluna.
Olá! O dano mais comum é a rotação de disco. A rotação de disco ocorre quando alguma vértebra saí de sua posição anatômica, o que faz o disco de mover também, é o mais comum que dano a essas estruturas. A hernia de disco também é bastante comum, assim como a calcificação desses discos com o passar do tempo.
Os discos intervertebrais são responsáveis por 25% do comprimento da coluna pré-sacral que, aproximadamente, mede 70 cm no homem e 60 cm na mulher.
O que é? A fissura anular é um tipo de condição discogênica que afeta a coluna vertebral. Geralmente ocorre quando as fibras que compõem o revestimento rígido e externo do disco intervertebral (chamado de anel fibroso) quebram ou se separam.
A sobrecarga na coluna é o principal risco para o abaulamento discal. Evitar a sobrecarga na coluna é a principal ação para evitar que o abaulamento discal ocorra. Além disso, a vida sedentária, tabagismo e o uso frequente do álcool podem levar ao desgaste precoce do disco intervertebral, levando ao abaulamento discal.