Mateus cap:17 versículo 20 E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pequena fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá e há de passar; e nada vos será impossível.
Jesus se referia ao crescimento do Reino Deus quando contou as duas parábolas. A Parábola do Grão de Mostarda se refere ao crescimento externo do Reino de Deus, enquanto a Parábola do Fermento diz sobre o crescimento interno.
O grão de mostarda é conhecido por ser uma das menores sementes do mundo. Com uma semente que mede cerca de 1 a 2 milímetros, a mostarda é uma planta usada como tempero, remédio e alimento em várias regiões do planeta.
cerca de 2 mm de diâmetro
1,6 metros
Características do grão:
Mostarda é um tempero que se pode apresentar tanto na forma de um pó ou farinha feita da semente de mostarda como também na forma duma pasta, amarela ou amarronzada, feita da mistura daquele pó com mosto, vinagre e sal.
As sementes têm em média 0,96 cm de comprimento, 0,60 cm de largura e 0,51 cm de espessura e forma oblonga.
A semente está enrugada, portanto não germinará. A semente tem 8 milímetros de comprimento.
Com apenas 3,4 centímetros (1,34 polegadas) de comprimento e 1,6 cm (0,63 polegadas) de altura, esculpido em 1737, este caroço de azeitona é uma obra muito complexa.
Informações Técnicas
Como escolher o melhor azeite de oliva para sua saúde Isso faz com que a verde apresente um gosto mais acentuado e seja mais firme, enquanto a preta seja mais macia e tenha um sabor mais adocicado. Nutricionalmente elas são bastante parecidas, mas a preta é mais gordurosa e ligeiramente mais calórica.
Como saber que a azeitona estragou? A melhor maneira de ver se está estragada é o aspecto e cheiro, notando cheiro forte ruim ou que ela está com aspecto esquisito ou mofo, não coma nem prove, jogue fora.
As azeitonas que conservar na geladeira não deverão permanecer ali por mais de 5 dias, aproximadamente. Em qualquer caso, experimente uma e se notar um pouco de acidez na azeitona, então não a use para cozinhar.
Prepare, então, uma solução para conservar as azeitonas. Guarde as azeitonas na geladeira cobertas com água filtrada, sal e um pouco de azeite. Assim, elas não ficarão rançosas e podem permanecer por até duas semanas armazenadas.
Como Conservar: Azeitonas devem ser mantida na geladeira e dentro da própria salmoura, e nunca deve ser usado talheres sujos ou os dedos para pegar, pois isso pode contaminar a salmoura. Na hora de servir: Se for como aperitivo deve ser retirado da geladeira com antecedência para que fique em temperatura ambiente.
Uma dica para reduzir a quantidade de sódio é dessalgar as olivas. Para isso, basta lavá-las em água corrente de duas a três vezes. Isso retira o excesso de sal presente na superfície do alimento.
Coloque as azeitonas cortadas ou retalhadas dentro de um garrafão de plástico vazio (ou outro recipiente de plástico ou vidro com tampa) sem encher totalmente. Encha com água até cobrir totalmente as azeitonas e feche o recipiente.
A conserva de azeitonas maduras, que não apresentam amargor como as verdes, inicia-se pelo processo de fermentação. Coloque-as em garrafas plásticas de água mineral de 5 litros e adicione uma salmoura a 8% a 10% – mistura de 800 gramas a 1 quilo de sal (grosso ou marinho) com 10 litros de água.
Segundo a analista de pesquisa e desenvolvimento da La Violetera, Fernanda Manfredini Gomes, a lavagem auxilia na remoção do excesso de sal. “Nossa sugestão é lavar as azeitonas, de duas a três vezes, com água fria. Este processo removerá parte do sal presente na superfície da azeitona.”, explica.
As conservas estão normalmente mergulhadas em água com sal. Por isso coloque sempre os alimentos que vêm em frascos ou latas debaixo da torneira com água a correr para retirar o excesso.
Para eliminar o sabor amargo da azeitona precisaremos de água mineral e de um recipiente de plástico. Adicione as azeitonas ao recipiente com água e deixe repousar ali por uma semana. A água deve ser trocada diariamente e, se possível, duas vezes por dia; desta forma perderão o sabor amargo mais rapidamente.
Nas azeitonas verdes, ocorre a fermentação láctica por ação de bactérias; já nas azeitonas pretas, as concentrações de sal não permitem o desenvolvimento de muitos micro-organismos.
Por ser rica em gorduras monoinsaturadas, a azeitona ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim" (LDL) do organismo e aumenta os do "bom" (HDL), contribuindo com a prevenção de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular.