São os machucados decorrentes de batidas ou quedas, em que há dor local, depois inchaço (edema) ou um arroxeado na pele (equimoses e hematomas). Deve-se sempre observar se os movimentos estão normais, se a dor não é excessiva, o que poderia indicar maior gravidade, como uma fratura óssea.
Os dois passos seguintes são comprimir o local com gaze ou pano limpo até estancar o sangue e lavar o ferimento, também com água e sabão, para remover resíduos de sujeira. Tudo isso feito com muito cuidado para não agravar a lesão. Se os cortes forem mais profundos, o mais urgente é estancar o sangramento.
Pôr gelo ajuda a amenizar a dor e a não inchar muito a região. Se for um corte leve, deve-se lavar com água corrente e sabão ou sabonete. Água oxigenada também serve.
Algumas pessoas relatam dor e coceira, além do desconforto estético. Cicatriz cirúrgica: espere, pelo menos, três meses para mexer nela. Isso porque ela tende a clarear naturalmente (desde, é caro, que você não exponha a pele ao sol nesta fase.
1. Pôr em maceração; amolecer; machucar. 2. [Figurado] Mortificar.
Aplicar um pouquinho de Hipoglós ou Bepantol na área desejada e deixar atuar durante toda a noite. Uma outra solução pode ser o uso de ácidos próprios para clarear a pele, como o Ácido Kojico. Outras opções são os peelings superficiais ou profundos e o hábito de realizar esfoliação no rosto 1 vez por semana.
A pomada clariderm está indicada no clareamento gradual de manchas de pele como ocorre em caso de acne, melasma, cloasma, sardas, manchas causadas pelo limão seguida de exposição solar, manchas senis, manchas de catapora, lentigo e outras condições onde surgem manchas escuras na pele.
Ácido natural para clarear manchas na perna “A água do arroz é rica em ácido Kójico, um poderoso clareador que pode ser utilizado em toda a extensão do corpo. Faça compressas com a água do arroz nas áreas escurecidas por 20 minutos, em dias intercalados”, ensina a biomédica.