Limas endodônticas podem parecer uma faquinha de limpeza, e são usadas pelo endodontista ou pelo dentista clínico no tratamento de canal. Dentre suas funções está o preparo e alargamento do canal radicular.
3.
Tip Endo G é utilizado como auxílio na obturação dos canais radiculares, plastificação de guta percha e abertura de espaço lateral. O tip (ponta) Endo G permite a plastificação dos cones de guta percha de baixa fusão, cada vez mais utilizados em Endodontia.
4.
O movimento longitudinal, com amplitude variável de 0,3 a 1 mm, e o movimento de rotação. Ambos são determinados pela resistência encontrada pela lima no interior do canal radicular. ... As limas de aço inoxidável são muito rígidas para serem usadas com movimentos rotatórios, provocando o desvio do canal.
O Glide Path é um desimpedimento prévio que é realizado no interior do canal radicular antes da realização da instrumentação. Este procedimento tem como objetivo facilitar a instrumentação do interior do dente, diminuindo o transporte de componentes indesejados no sentido apical.
O níquel possui muita dureza, dando dureza a liga. E o titânio dá flexibilidade. - 500% mais flexível que as limas de aço inoxidável - Não transportam o forame - Negociam melhor com as curvaturas da luz do canal - Maior resistência à compressão, menor resistência às fraturas - Super Flexibilidade - Memória de forma.
Já para as limas endodônticas existe a opção de utilizar uma caixa metálica com furos, comumente chamada de “endobox”, onde as limas podem ser organizadas, além disso, isso facilitará os atendimentos nas clínicas e durante o processo de esterilização.
Conclusão: O resultado mais satisfatório foi a utilização do ultra-som, tendo como sugestão após o ultra-som a escovação, a utilização do sabão líquido, água e secagem para uma limpeza adequada das limas endodônticas. Termos de indexação: instrumentos odontológicos; endodontia; esterilização.
A palavra Endodontia provém do grego que significa “En” = dentro, e “Odus” = dente. Acredita-se que o uso de substâncias químicas com o intuito de auxiliar na limpeza dos canais teve início em meados do século XIX, quando surgiu pela primeira vez o uso do hipoclorito de sódio.
A limagem amplia o canal radicular de forma menos regular quanto comparada aos movimentos giratórios. As limas são instrumentos destinados especialmente ao alisamento e retificação de curvatura e irregularidades dos canais radiculares, embora contribuam também para o seu alargamento (Maisto, 1975).
Dentro da área odontológica, o especialista responsável por essa extração é o cirurgião-bucomaxilofacial ou o próprio cirurgião-dentista. A técnica é indicada para casos em que o dente siso não nasce adequadamente ou não possui espaço na arcada dentária.
Dra. Todo Cirurgião dentista está habilitado para fazer este tipo de cirurgia. Quando o terceiro molar não erupcionou (nasceu ) , quando está numa posição atípica ( deitado, põe exemplo), a extração exige mais habilidade do profissional.