Deve ser cultivada em solo drenável, rico em matéria orgânica e com regas freqüentes, a pleno sol ou a meia-sombra. Não tolera o frio invernal, mas em climas temperados pode ser conduzida como anual, sendo semeada no início da primavera.
Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. Adubações mensais estimulam uma intensa floração. Adapta-se melhor ao excesso de regas do que à seca.
Deve ser cultivada sob luz difusa ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas freqüentes. Não tolera ventos, períodos de seca ou de sol e calor muito intenso, no entanto as variedades avermelhadas e escuras são um pouco mais resistentes.
8 dicas de plantas para decorar um ambiente externo
Ser uma planta de sombra significa que não suporta luz solar direta. Mas como toda planta, precisa de claridade para fazer fotossíntese. Assim são as samambaias e algumas orquídeas. Se for dentro de casa, devem estar perto de uma janela onde receba claridade por pelo menos 3 horas no dia.
Hortaliças e vegetais que se dão bem na sombra
Rega. Em um vaso com furo embaixo, a rega deve ser feita a cada 15 ou 20 dias. Caso ele fique no sol direto, a água vai evaporar mais rápido e esse intervalo precisará ser menor. Mas a dica é checar quando a terra estiver seca: aí sim seus cactos estão precisando de água.
Molhe sempre a terra e nunca a folhagem. Não use pratinho nos vasos. Ajuste o bico do pulverizador para o modo jato. Para saber o momento certo de regar novamente, basta colocar o dedo na terra do vaso.
Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.
De modo geral, a melhor maneira de saber a quantidade certa de água que a sua orquídea precisa é fazendo o famoso teste do dedinho. Afunde o dedo cerca de 2 cm abaixo do substrato. Se sair sair úmido, não precisa regar. Mas se sair seco, regue moderadamente.
Para regar sua vanda, siga as dicas abaixo:
Helena, Vanda é uma orquídea de crescimento lento, que demora a se adaptar às mudanças de ambiente. Se a sua ainda é uma planta jovem, é preciso esperar que ela amadureça para dar a primeira florada - pode demorar de 4 a 7 anos, dependendo da espécie ou híbrido.
A adubação deve ser feita diluindo-se bem o adubo em água e após regando toda a planta abundantemente. O adubo deve ser aplicado preferencialmente cedo pela manhã antes do sol bater nas plantas. Mensalmente usamos um complexo vitamínico (Superthrive) que auxilia o bom desenvolvimento da planta.
Com relação aos cuidados, o profissional indica evitar exposição ao vento e local frio, pois ela pode “perder todas as suas folhas e não conseguir florescer novamente”. O profissional também ressalta que a planta precisa de bastante iluminação, “mas nunca Sol direto, para não queimar”, aconselha.
Embora seja mais fácil matar uma orquídea pelo excesso de água, ela não pode ficar sem regar. Quando isso acontece, o melhor a fazer é retirá-la do vaso e realizar uma limpeza geral removendo as raízes mortas.
Finalmente, ao plantar Vandas, é preciso evitar, ao máximo, cortar as raízes, mesmo que estejam com aparência ressecada. “Elas podem voltar a ficar verdes ao serem hidratadas.
Água que você deixa o feijão de molho ajuda sua orquídea a desenvolver raízes grandes e fortes. Isso mesmo um poderoso enraizado!