Incluem a histamina e a serotonina, sendo elas armazenadas pré-formadas nas células. Devido a isso, elas são uns dos primeiros mediadores a serem liberados durante a resposta inflamatória, gerando vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular. Elas podem ser encontradas em basófilos, mastócitos e plaquetas.
Imunidade inata Como exemplos de componentes do sistema imune inato podem ser citados as células fagocíticas e sentinelas, o sistema complemento, as citocinas e as células natural killer (NK).
São duas as aminas vasoativas: histamina e serotonina. Ambas encontram-se pré-formadas em grânulos citoplasmáticos de células. ... Esse mediador é liberado das células em resposta a um estímulo, como lesão física, reações imunes e na presença de outros mediadores químicos, como citocinas, anafilatoxinas e neuropeptídeos.
Os neutrófilos, eosinófilos e macrófagos exercem sua ação microbicida de forma mais ampla contra vários tipos de agentes e são células importantíssimas para a defesa do hospedeiro.
No caso de vacinas bacterianas, a resposta imune é mediada por linfócitos Th2, que ao se ligarem aos linfócitos B, promovem a sua diferenciação em plasmócitos secretores de anticorpos, desencadeando uma resposta imune humoral (Tizard, 2014).