A história começa imediatamente após o exorcismo em Gérasa. Jairo, o chefe (um dos principais segundo Marcos 5:22) da sinagoga, pede a Jesus que cure sua filha moribunda. ... Enquanto isso, a filha morreu, mas Jesus não se deteve e continuou até a casa e lá a trouxe de volta à vida. Ou, nas suas palavras, a "acordou".
A caminho da casa de Jairo, Jesus curou uma mulher que sofria de uma hemorragia havia doze anos. A única filha de Jairo também tinha doze anos de idade.
Segundo Jairo não ficou com medo do que os judeus iam achar por ele ter ido pedir ajuda a Jesus. Ou seja ele não se preocupou em perder o cargo ou ser criticado. ... Terceiro ele reconheceu que o único que poderia salvar sua filha Talita era Jesus,o único caminho para aquela situação era Jesus.
A ressurreição da filha de Jairo ocorreu quando Jesus desembarcou na cidade de Cafarnaum. Ele havia acabado de atravessar o mar da Galileia, vindo da região de Decápolis onde havia libertado um homem endemoninhado (Marcos 5:1-20).
UM CHEFE DA SINAGOGA, alguém importante, uma autoridade judaica. Sinagoga era um lugar destinado a orações e estudos bíblicos. Interessante que Jairo, de alguma forma, reconhece a autoridade espiritual de Jesus, ou no mínimo reconhece que Jesus era quem teria o poder para curar a sua filhinha.
Provavelmente Jairo morava na cidade de Cafarnaum, e isto pode ser um indicativo de que ele já havia escutado sobre as maravilhadas realizadas por Jesus. Saiba quais foram os milagres de Jesus. Ao chegar diante de Jesus, Jairo se prostrou e lhe pediu que Ele curasse sua filha.
1. Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. 2. [Depreciativo] Hipócrita; fingido.
Jairo é a variante grega do nome hebraico Jair e por isso esses nomes partilham o mesmo significado: "ele resplandece", ou "ele brilha". O nome Jairo vem do grego Iairos.
Segundo os fariseus, a observância das leis era indispensável para o exercício de um judaísmo puro. Também buscavam reconhecimento em atos piedosos, como jejuar, dar esmola, orar e realizar lavagens cerimoniais. Orgulhavam-se de suas boas obras.
Simão é por vezes identificado como sendo o mesmo Simão, o Fariseu (Shimon ben Gamliel), mencionado em Lucas 7 como o anfitrião de um jantar no qual os pés de Jesus foram ungidos por uma mulher. Segundo João 12, Maria, Marta e Lázaro ofereceram um jantar a Jesus seis dias antes da Páscoa (e sua crucificação).
Dois dos grupos são: Os tzadokim (saduceus), clamando ser os legítimos descendentes de Tzadoque e portanto os legítimos detentores do sumo-sacerdócio e da liderança religiosa em Israel; e os perushim (fariseus), oriundos dos hassidim que, geralmente, desiludidos com a política, voltaram-se para a vida religiosa e ...
No seio próprio do movimento farisaico as mesas não eram comuns, visto que reconheciam no meio dos membros os degraus de pureza diferentes. mais fechado sobre si mesmo que os fariseus e, mais tarde, os saduceus. Neste novo contexto, a refeição é de grande importância, embora em Qumrâm se fale pouco.
Simão embora fariseu – que era considerado um grande seguidor e conhecedor das leis – já possuía um objetivo em seu desejo, mesmo sem ele mesmo saber claramente disso: o de testar Jesus e conhecer sua origem, bem como tentar provar Jesus diante aquele jantar, aquele fariseu não reconhecia Jesus como um profeta ...
Somente Lucas narra a passagem em que Jesus está participando de uma refeição na casa de um fariseu e uma mulher, pecadora e sem nome, entra na casa (Lc 7,36-50). ... Diante da indignação do fariseu, Jesus conta a parábola dos dois devedores perdoados, ensinando que quem demonstra muito amor, recebe mais perdão.
De acordo com Lucas 7:36-50 Jesus usa a história de dois devedores para explicar que uma mulher o ama mais do que o seus anfitriões, pois ela foi perdoada de pecados maiores. Esta parábola é contada depois de sua unção, baseada principalmente em João 12:1-8.
«A quem muito ama, muito se perdoa» Lc 4, 47 porque reclama que ame quem perdoo. Não há gesto mais profundamente humano. ... Quem diz perdoar sem primeiro amar, não perdoa…
Remissão é o período em que o problema permanece sob controle. Ou seja, o paciente pode estar sem qualquer evidência da doença (remissão completa), mas não é considerado curado pois ainda existe o risco de o mal retornar ou há necessidade de controlá-lo com remédios.
Remição é o ato ou efeito de remir-se, ou seja, de livrar-se de algum ônus mediante seu pagamento. Remição de dívida dá-se pelo seu pagamento ou então por seu resgate. Considera-se remida a parte que, por meio do pagamento, encontra-se desobrigada de uma prestação.
O novo Código civil brasileiro adotou o termo remição –que é liberação, resgate, redenção–, de modo que remir a hipoteca ou redimi-la é, num primeiro sentido, livrar do ônus o imóvel, pagando-se “aos credores as dívidas, não pela sua importância total, mas até a concorrência do preço ou valor do mesmo imóvel” ( ...