Resposta. O eu lírico, quando você lê um poema, não é necessariamente o autor do poema que está narrando .
O episódio do Gigante Adamastor figura no Canto V. Ele aparece quando Vasco da Gama e sua tripulação se dirigem ao Cabo das Tormentas, ou Cabo da Boa Esperança, personificado pela figura de Adamastor. Esse gigante da mitologia grega se apaixonara pela ninfa Tétis, que o rejeitara.
A obra Os Lusíadas é um poema épico escrito por Luís de Camões, publicado em 1572. O tema central da obra é o descobrimento do caminho marítimo para a Índia.
Os Lusíadas é uma das obras mais importantes da literatura de língua portuguesa e foi escrita pelo poeta português Luís Vaz de Camões e publicada em 1572. Ela foi inspirada nas obras clássicas a “Odisseia”, de Homero, e a “Eneida”, de Virgílio. Ambas são epopeias que narram as conquistas do povo grego.
A obra Os Lusíadas é um poema épico escrito por Luís de Camões, publicado em 1572. ... Para o seu tratamento literário, Camões criou uma história mitológica onde seres sobrenaturais - os deuses - contribuem para a evolução da acção, alguns opondo-se à viagem de Vasco da Gama, outros favorecendo-a.
Tanto Vasco da Gama como o Adamastor aparecem como narradores e como personagens. ... No plano histórico, simboliza a superação pelos portugueses do medo do “Mar Tenebroso”, das superstições medievais que povoavam o Atlântico e o Índico de monstros e abismos.
Além de narrar o caminho para a descoberta das índias, a epopeia fala sobre as grandes navegações, o império português no Oriente, os reis e heróis de Portugal, dentre outros fatos que o tornam um poema histórico, enciclopédico.
A poesia épica é uma espécie de canalizadora e difusora dos valores e crenças de uma comunidade. Ao ser o elo entre a simbologia da comunidade antiga e a representatividade da comunidade atual, as histórias épicas podem ser classificadas como primitivas porque configuram a gênese de uma expressão cultural coletiva.
Resposta. O poema épico tem como característica contar uma história de gênese de um povo.
Epopeia
As principais características do gênero épico são a presença de narrador, personagem heroico, enredo, tempo e espaço. Além disso, o poema épico apresenta proposição (ou prólogo), invocação, dedicatória, narração das aventuras do herói e conclusão (ou epílogo).
Estrutura da Epopeia
Considerado o maior poema épico da língua portuguesa, o texto, publicado por Camões em 1572, é composto de 1102 estrofes. Utiliza estrofes em oitava rima, inventada pelo italiano Ariosto, que consiste em estrofes de oito versos, rimadas sempre da mesma forma (abababcc), num total de 8816 versos decassílabos.
Vasco da Gama
Os Lusíadas pode primeiramente ser apresentado como uma obra clássica da literatura portuguesa, composta por Luís Vaz de Camões. É chamada de épica camoniana, por apresentar fatores relacionados às conquistas de Portugal. ... É muito importante para aspectos inerentes à história e literatura de Portugal.
Maabárata
Os 15 poemas mais lindos e marcantes da literatura brasileira
16 maiores poetas brasileiros modernos e contemporâneos
Resposta. Ilíada e Odisséia. Ilíada se tratava dos episódios verídicos e imaginários da Guerra de Tróia e Odisséia conta as historias de Ulisses em sua viagem de volta pra casa, depois de enfrentar deuses e gigantes.
Odisseia
Ele é autor das obras-primas "Ilíada" e a "Odisseia", os dois mais velhos poemas da literatura grega. ... A "Ilíada" descreve os acontecimentos da Guerra de Troia, que teria ocorrido no século XIII a.C. e as aventuras entre os guerreiros gregos e troianos.
Homero teria sido um poeta grego a quem é atribuída a autoria de duas grandes obras clássicas da Antiguidade: os poemas épicos A Ilíada e A Odisséia. O problema é que até hoje ainda não foi encontrada nenhuma prova concreta de que ele realmente teria existido.