Logo, definidas as unidades básicas, outras unidades podem ser incorporadas a partir delas. O Sistema Internacional de Unidades define como unidades de base ou unidades fundamentais sete grandezas: metro, segundo, Ampère, Kelvin, Quilograma, Candela e Mol, como representado na figura a seguir.
O Sistema Internacional de Unidades (SI) foi criado em 1960, na 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), com a finalidade de padronizar as unidades de medida das inúmeras grandezas existentes a fim de facilitar a sua utilização e torná-las acessíveis a todos.
Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento. A medida de comprimento mais utilizada é o metro, mas existem outras que são utilizadas de acordo com a extensão que queremos medir.
Quilômetro
A medida de uma superfície geralmente é determinada pelo metro quadrado (m2). Essa grandeza possui subdivisões, que são os múltiplos e os submúltiplos. Recorde-se de que os múltiplos do metro quadrado são: quilômetro quadrado (km2), hectômetro quadrado (hm2) e decâmetro quadrado (dam2).
As unidades de medidas mais utilizadas são metro, centímetro, Km, Litro, gramas, Kg. Usamos o metro, por exemplo, para dizermos o tamanho de um prédio, enquanto a altura é usada para nos referirmos ao tamanho do lápis que foi perdido. O quilômetro é usado em grandes distâncias, como de um lugar ao outro.