No caso do esgoto tratado, ele sai da sua casa ou empresa, vai para o sistema de distribuição da cidade que o encaminha para uma estação de tratamento da água. Quando a pessoa não possui um bom saneamento básico ela pode ficar em contato com o esgoto, e, consequentemente, com dejetos humanos e poluição industrial.
O sistema é composto geralmente por peneiras e grades, responsáveis pela retenção desses materiais. Depois disso, o esgoto é transportado para uma caixa cuja função é retirar os resíduos de areia e a gordura que permaneceram.
Esta pesquisa demonstrou que com custos abaixo de R$ de implantação e R$ 700,00 mensais de operação, o tratamento descentralizado é viável, em apenas 100 m², e permite, no futuro, o reúso (exceto consumo) dos resíduos gerados pela própria instituição. Palavras-chave: Estação de tratamento de esgoto.
O sistema de coleta e tratamento evita a contaminação das pessoas e a transmissão de doenças. Além disso, é fundamental tratar o esgoto para conservar os ambientes naturais, pois o despejo de esgoto nas águas dos rios ou no mar provoca poluição e pode provocar a morte de peixes e de outros seres aquáticos.
Resposta. É de extrema importância, porque do contrário o esgoto ficaria a céu aberto e poderia proliferar inúmeras doenças e degradar a água com a contaminação de baratas, roedores, etc.