crossorigin="anonymous">
O abscesso periodontal é o terceiro processo infeccioso agudo mais freqüente dentre as urgências odontológicas, destruindo rapidamente os tecidos periodontais, podendo interferir no prognóstico do dente envolvido, além de apresentar a possibilidade de disseminação da infecção.
“o que se faz é drenar o pus do abscesso e tratar a raiz com problema, seja por raspagem para remover o cálculo, tratamento de canal ou mesmo remoção do dente infeccionado. Com a eliminação da causa o abscesso desaparece”, esclarece.
Tratamentos para o abscesso dentário Tratar um abscesso dentário envolve a drenagem do abscesso e a eliminação da infecção na área. O dente pode ser salvo por um tratamento de canal, mas em alguns casos, pode precisar ser removido completamente.
Ele se desenvolve a partir de alguma infecção bacteriana não tratada e não é algo que deve ser ignorado. “O abscesso pode crescer e destruir osso, atingir dentes ou implantes vizinhos causando danos ou perda desses elementos pelo espalhamento da infecção, que se instala facilmente pela vizinhança”, conta.
Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.