A análise organizacional é realizada em quatro etapas: diagnóstico, solução, implementação e treinamento.
A importância social do Hospital vai muito além do atendimento médico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o hospital é um organizador de caráter médico-social, que deve garantir assistência médica, tanto curativa como preventiva, para a população, além de ser um centro de medicina e pesquisa.
A tabela de valores de materiais e medicamentos deve seguir a tabela própria de cada instituição já acrescentado o lucro previsto nos mesmos. Cálculo final Para cálculo do gasto deste cliente será realizada a seguinte formula: Valor total = A + B + C + D + E +F + G. Onde: A = materiais e medicamentos já com % de lucro.
O custo de um procedimento é obtido através do somatório dos custos dos centros produtivos, obtido através do método de custeio das seções homogêneas mais os custos dos materiais e medicamentos.
Entre estes fatores, pode-se citar: cancelamento de cirurgias devido a diversos fatores e atraso na execução de procedimentos. Para possibilitar a diminuição da ociosidade gerada pelos fatores já citados, dois procedimentos costumam ser utilizados: − encaixes de cirurgias não agendadas para o mesmo dia.
O mapa cirúrgico (MC) é o programa previamente elaborado pelo médico cirurgião e encaminhado ao enfermeiro do bloco cirúrgico no dia antecedente à cirurgia. Para que haja total sucesso na cirurgia outros setores do hospital além do CC também recebem o aviso prévio do MP (DALCÓL; GARANHANI; 2016).
O objetivo final do mapa de risco hospitalar é reduzir acidentes e danos à saúde de pacientes e funcionários em ambiente institucional.