A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
Os principais documentos contábeis são:
7 dicas de como organizar notas fiscais de uma empresa
Como arquivar notas fiscais em 5 etapas
De acordo com a assessoria jurídica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o período médio de guarda é de cinco anos.
Canhotos de NF-e assinados pelo cliente, embora não tenham finalidade fiscal e apenas comercial, devem ser guardados pelo mesmo prazo que as NF-e por sugestão da RFB, sendo o canhoto guardado em arquivo físico e a NF-e em arquivo digital.
O primeiro passo de como recuperar nota fiscal emitida é acessar o Portal da NFe no site da Secretaria da Fazenda. Lá é possível consultar, baixar e imprimir cada nota. Para entrar no Portal e ter acesso à NFe, é necessário que você tenha em mãos o Documento Auxiliar da NF-e (DANFE).
NF-Eletrônica. Através do item de menu Consulta é possível listar e visualizar, de maneira prática e rápida, as notas fiscais eletrônicas emitidas e as recebidas (emitidas para o seu cnpj/cpf pelos seus prestadores de serviço do mesmo município que também utilizam o sistema).
Para ter acesso ao extrato de suas notas, basta o consumidor acessar a seção Consulte sua Nota do Portal da NFC-e, www.nfce.sefaz.am.gov.br, e efetivar um breve cadastro.
Como conseguir uma Nota Fiscal antiga Para conseguir uma Nota Fiscal antiga, geralmente é necessário encontrar a chave de acesso presente no DANFe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal, emitido em papel) e digitar no site da Sefaz ou vasculhar entre milhares de e-mails.
Isso significa que as companhias podem ter grandes prejuízos caso a Receita solicite o documento e elas não o disponibilizem. Felizmente, é possível conseguir notas fiscais antigas ou perdidas com a ajuda do Aplicativo para Manifestação do Destinatário, disponibilizado pela Sefaz em www.mde.fazenda.sp.gov.br.
Para poder realizar a consulta de NFe, é necessário cadastrar um certificado digital. A área de inclusão de certificados digitais é acessada através do menu “Sistemas” -> “Certificados”.
Como consultar notas fiscais emitidas contra meu CNPJ?