Bebês e semanas Bebê prematuro: nasce antes da 37ª semana da gestação. Bebê a termo: nasce entre a 37ª e 42ª semana da gestação. Bebê pós-termo ou pós-maduro: nasce depois da 42ª semana da gestação.
“Depende do desenvolvimento do corpinho de cada bebê. Se ele for do grupo que nasceu com idade gestacional acima de 34 semanas, pode ficar de três dias a até uma ou duas semanas se não tiver nada muito grave.
Em alguns casos, a criança passa os três primeiros meses de vida no hospital. “Geralmente mantemos um bebê no hospital até completar 34 semanas e ter, pelo menos, 1,8 quilos”, explica.
Mas isso depende de algumas condições fundamentais para o bebê. As principais são: ter um peso em torno de 2 kg a 2,2 kg; idade gestacional maior que 34 semanas; conseguir sugar toda a dieta; não estar dependente de oxigênio; estar respirando sem dificuldade e estar há uma semana sem apnéias, entre outras.
Depende. Os prematuros extremos chegam a ficar três a quatro meses internados. Normalmente, eles vão para casa quando atingem 2 kg, em média.
O tempo que o bebê deve permanecer na UTI varia conforme o caso e sua precocidade. Os prematuros tardios, caso dos bebês próximos da 37ª semana, podem ficar somente alguns dias. Muitos deles nem passam pela UTI. Já nos casos mais extremos, como nos bebês com menos de 32 semanas, a permanência pode ser de vários meses.
Uma das dúvidas mais frequentes entre mães com bebês prematuros é quando o desenvolvimento do filho vai se equiparar ao de uma criança nascida a termo. De acordo com as pediatras entrevistadas nesta reportagem, a readequação de peso e de tamanho acontece, em geral, aos dois anos de idade.
Nesse ritmo, podem ganhar cerca de 20 a 30 gramas por dia.
Na média, ao final do primeiro mês, espera-se que o bebê tenha engordado 30 gramas por dia, o que dá quase um quilo durante o período.
O nascimento Quando a termo, fetos normais chegam a pesar 3400g. Durante as últimas semanas, o feto ganha aproximadamente 14g ao dia.
Ainda segundo a SBP, o bebê ganhará de 20 a 30 gramas por dia durante o primeiro trimestre e de 15 a 20 gramas por dia no segundo trimestre.
A média de ganho de peso do bebê é de aproximadamente 700 a 800 gramas/mês até o terceiro, quarto mês, onde começa a desacelerar para a média de 500 a 600 gramas no sexto mês de vida.
O normal é que os bebés engordem entre 120 e 200 gramas por semana em seus primeiros meses de vida. Dessa forma, do primeiro ao terceiro mês pode que engorde entre 600 e 800 gramas por mês. Esse crescimento pode ser mais devagar entre o quarto e o sexto mês.
O normal é que aumente um máximo de 400 a 500 gramas por mês. Quando se trata de avaliar o crescimento do bebé deve ter-se em linha de conta se está a ser alimentado com leite materno ou artificial; a partir do sexto mês, deve também ter-se em consideração a introdução de novos alimentos na sua dieta.
Reconheça os sinais que o corpo do seu bebê dá de que ele está ganhando pouco peso
Tabela de Crescimento do Bebê
Aos três meses o bebê já é capaz de sustentar a própria cabeça. Dois meses mais tarde, consegue se virar, quando deixado de bruços na posição chamada popularmente de “tartaruguinha” (em que se apóia nos antebraços). Mas é apenas no sexto mês que o pequeno consegue se manter sentado com apoio.
O que faz o bebê com 3 meses No 3° mês o bebê começa o desenvolvimento da coordenação motora de braços, pernas e mãos. O bebê poderá movimentar os membros de forma simultânea, unir as mãos e abrir os dedos, além de levantar a cabeça e de sacudir os brinquedos, sorri ao ser estimulado e pode soltar gritinhos.
Nesse período, compreendido entre a 9ª semana lunar e a 12ª, o embrião já possui aparência tipicamente humana. Inicialmente, ele mede mais ou menos 28 mm, e tem aproximadamente 3 g de massa. Ao fim da 12ª semana, ele já tem aproximados 61 mm, e 13 g.
O bebê no 3º mês de gestação Seu esqueleto torna-se mais definido, seus órgãos funcionam, ele vira a cabeça, fecha os punhos e consegue separar os dedos dos pés. Mas é normal que a futura mamãe não consiga sentir esses movimentos. Seu rosto toma forma: orelhas, olhos, nariz, boca, queixo se desenham.
Objetivo: avaliar a eficácia do diâmetro transverso do cerebelo (DTC), por meio da ultra-sonografia, na evolução do crescimento fetal e relacioná-lo com a idade gestacional, diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC), circunferência abdominal (CA) e comprimento do fêmur (CF).
A circunferência abdominal eh realizada nos exames de ultrassom, sendo uma das três medidas para o cálculo do peso fetal. As outras duas medidas são a circunferência craniana e o fêmur.