Os templos gregos de pedra, cercados por uma série de colunas que sustentavam o teto, seguiam em geral três diferentes arranjos que chamamos atualmente de ordens ou de estilos arquitetônicos: o dórico, o jônico e o coríntio. Os estilos dórico e jônico são os mais antigos da arquitetura grega.
A Arquitetura Grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C. Ela é vista principalmente em templos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos.
As principais características dos templos gregos são o uso de colunas de pedra que resultavam em um aspecto mais monumental a essas estruturas arquitetônicas e a representação das cenas do cotidiano. Os templos gregos caracterizavam pelas impressionantes beleza e perfeição.
Os templos gregos tinham como função proteger os fiéis, outra função comum de um templo era de servir de depósito do tesouro da cidade.
A diferença mais marcante da ordem coríntia para a jônica é o capitel das colunas, muito mais elaborado. ... Outra diferença, embora não tão marcante, era a altura das colunas, que correspondia a onze vezes o diâmetro, enquanto que as jônicas tinham altura de nove vezes o diâmetro.