A intérfase (ou interfase) é o período do ciclo celular em que a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas. Nessa fase de intervalo entre meioses/mitoses da célula não só cumpre suas atividades vitais como também reúne condições para se dividir e originar células-filhas.
Imagem do ciclo celular. A interfase é composta da fase G1 (crescimento da célula), seguida pela fase S (síntese de DNA), seguida pela fase G2 (crescimento da célula). Ao final da interfase, vem a fase mitótica, que é composta de mitose e citocinese e leva à formação de duas células-filhas.
O ciclo celular é constituído por duas fases, a interfase e a mitose. ... A mitose é um processo de divisão celular, pelo qual uma célula dá origem a duas células-filhas idênticas à célula parental. • A mitose é dividida em cinco etapas: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.
Basicamente, é dividida em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.
interfase
O ciclo de vida das células pode ser classificada em dois grupos: Procariontes: bactérias e arqueobactérias; Eucariontes: protista, plantas, fungos e animais. Procariontes: As células procariontes (ou as bactérias) possuem membrana celular.
b) Durante a fase S do ciclo celular ocorre a replicação semiconservativa do DNA, fato que determina a duplicação cromossômica. A partir do zigoto, são necessárias quatro mitoses sucessivas para o embrião ficar com 16 células (blatômeros).
A fase ou período S (sintético) acontece na interfase do ciclo celular, está entre o G1 e G2. Durante esta fase ocorre a duplicação do DNA, e consequentemente, dos filamentos de cromatina, além da síntese de histonas e a duplicação dos centríolos.
Prófase
O ciclo celular pode parar em determinados pontos e só avançar se determinadas condições se verificarem, tais como a presença de uma quantidade adequada de nutrientes ou quando a célula atinge determinadas dimensões. A regulação do ciclo celular é realizada pela presença de ciclinas e quinases ciclino-dependentes.
Resposta. Está ocorrendo a meiose. A meiose é um processo de divisão celular que só ocorre em células diploides (2 conjuntos cromossômicos = 2n). Ela multiplica as células.
Os numerais podem ser cardinais ou ordinais. O número cardinal é aquele que expressa uma quantidade absoluta, enquanto o número ordinal indica a ordem ou a série em que determinado número se encontra incluído.
c) Em que etapa(s) está(ão) ocorrendo evento(s) que promove(m) variabilidade genética? Justifique sua resposta. resposta:a) Meiose, porque há disjunção de cromossomos homólogos e crossing-over.
c) A sequência de números que indica a ordem em que acontecem as etapas sucessivas no processo da divisão é 3 – 4 – 1 – 2 – 5.
O crossing over é um fenômeno que consiste na quebra de cromátides homólogas em certos pontos, provocando em seguida a troca de pedaços correspondentes entre elas. Essas trocas possibilitam o surgimento de novas sequências de genes ao longo dos cromossomos.
Crossing-Over Também é chamado de recombinação ou permutação. O processo ocorre na Prófase I, quando acontece o pareamento de homólogos.
O crossing over possibilita uma maior variabilidade genetica nos cromossomos que terminarão de sofrer meiose, pois como nele ocorre troca de pedaços entre cromossomos homólogos, esses cromossomos com o pedaço do outro, fica com alguns genes diferentes do seu, aumentando assim, a variabilidade genetica nas especies , e ...
O crossing-over ocorre durante a prófase I da meiose. Este processo se inicia com o pareamento dos cromossomos homólogos, seguido pela duplicação das cromátides. ... O material genético recortado da cromátide do cromossomo 1 é ligado à cromátide do cromossomo 2, e vice-versa, aumentando o número de combinações de alelos.