Procedimentos de Soldagem:
Os processos de soldagem empregados na união de cobre e suas ligas são basicamente o MIG – Metal Inert Gas e o TIG – Tungsten Inert Gas.
Necessitamos ter pulso firme e muita paciência. É necessário esquentar tanto o cano de cobre como o estanho. Desse modo conseguiremos que o cano se funda depois de tocá-lo. Cobriremos tanto quanto possível o cano com o estanho e somente colocaremos o maçarico diretamente sobre a superfície caso seja necessário.
1- Corte o tubo de cobre no esquadro com o cortador de tubos. É preciso escarear para não deixar rebarbas. 2 – Lixe o tubo e a conexão com lixa d'água ou a esponja de aço. 3- Passe uma camada de fluxo de solda nas peças.
A Vareta de solda foscoper tem um preço baixo e é excelente para solda de cobre com cobre e cobre com aço carbono, recomenda-se o uso de uma pasta conhecida como fluxo, pois esse fluxo vai facilitar a soldagem entre os tubos. Não é necessário o uso de fluxo na união de cobre com cobre.
50 Solda Inversor/retificador Esab. Eletrodo revestido de alumínio ligado ao silício para a soldagem de ligas fundidas do tipo alumínio com 12% de silício, AlMgSi e AlSiCu.
A soldagem de alumínio consiste em ligar dois componentes metálicos (o alumínio e o tungstênio) através da fusão de ambos pelo derretimento dos metais. ... Sendo assim, o ato de soldar alumínio exige que se tenha as ferramentas certas, cautela, paciência e um pouco de experiência.
Podem ser usadas para soldagem de alumínio, cobre e suas ligas, como latão (cobre e zinco) e bronze (cobre e estanho), mas não servem para soldar outros metais, como o ferro. As soldas de estanho são largamente utilizadas para soldagem principalmente na eletro-eletrônica e na hidráulica.
Como soldar alumínio com acetileno
Usando um selante epóxi, você pode rapidamente reparar o vazamento. Procure um selante epóxi que tenha selo de aprovação, caso você esteja consertando um vazamento em uma linha de água potável, e procure ajuda profissional se o buraco for maior do que três milímetros.
A onda de umidade que vem do mar atropela todos os objetos feitos de metal, provocando corrosão no menor dos parafusos até o maior dos condicionadores de ar. Já nas grandes metrópoles, o problema é a quantidade de poluição.
A serpentina é um dos componentes mais importantes do ar condicionado. Ela é a responsável por fazer a troca de calor, conduzindo o fluxo de ar quente para a parte interna ou externa do ambiente, resfriando ou esquentando o cômodo.
É a solda a gás chamada de solda oxiacetilênica....Em suma, o procedimento todo passa pelos seguintes passos:
A Soldagem Oxigás (OFW) inclui qualquer operação que usa a combustão de um gás combustível com oxigênio como meio de calor. ... O processo envolve a fusão do metal base e normalmente de um metal de enchimento, usando uma chama produzida na ponta de um maçarico.
A brasagem (brazing) é o processo de soldagem onde se utiliza a adição de um metal diferente dos metais base. ... A brasagem utiliza uma vareta de adição que funde a temperaturas acima de 450cº, podendo variar de acordo com a liga e os metais base da junção podem ser de natureza diferentes.
Aplicação – Utilizado para soldas e cortes em ferros e vigas em geral. Conjunto completo para oxi-corte, incluindo carrinho, reguladores, mangueiras geminadas, maçarico e máquinas de corte portáteis atendendo todos os itens de segurança.
Retrocesso Total Feche imediatamente o fornecimento de oxigênio e gás combustível; Verifique se o cilindro de gás combustível não está quente. Se estiver, feche a válvula de saída do mesmo. Esfrie o cilindro com água, evacue o local e isole a área, comunicando imediatamente à Brigada de Incêndio.
Vários gases combustíveis podem ser usados na mistura com o oxigênio: acetileno, hidrogênio, butano, propano, gás liquefeito de petróleo (GLP), acetileno, etc. Os gases combustíveis têm a função de produzir chamas para os maçaricos, que são responsáveis pelo aquecimento dos metais.
Os maçaricos usam os seguintes combustíveis para aplicar chama: Gases, como propano, butano, acetileno ou GLP. Combustíveis líquidos, como querosene ou óleo diesel.
Acetileno, amoníaco, hidrogénio, propano, propileno e metano são todos gases inflamáveis, também conhecidos como gases combustíveis. Estes ardem quando misturados com um oxidante e aproximados de uma fonte de ignição.
Os gases utilizados normalmente para solda são a mistura de oxigênio com acetileno, ou seja, um gás alimentador da chama e um gás combustível. Outros gases além do acetileno podem ser empregados embora os mesmos forneçam menos intensidade de calor e conseqüentemente uma menor temperatura.