crossorigin="anonymous">
Fato social é um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. Segundo Émile Durkheim, pensador francês considerado clássico da sociologia, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas.
Seu principal objetivo é explicar a sociedade, as ações coletivas e individuais, a partir de causalidades, ou seja, de funções. ... Os teóricos funcionalistas compreendem a sociedade como cada parte da sociedade de acordo com sua função para a estabilidade da sociedade como um todo.
O funcionalismo, ou método comparativo, é uma perspectiva antropológica fundamentada, dentre outras coisas, na ideia de fato social, composta e conceituada pelo sociólogo Émile Durkheim. ... Durkheim entendia como função social o papel exercido por uma parte dentro de um sistema.
Segundo FACHIN (2001) o método comparativo se consiste em investigar coisas ou fatos e explicá-los segundo suas semelhanças e suas diferenças. Permite a análise de dados concretos e a dedução de semelhanças e divergências de elementos constantes, abstratos e gerais, propiciando investigações de caráter indireto.
A pesquisa comparativa é uma investigação onde mais de um nível de análise é possível, sendo as unidades de observação para cada um destes níveis denominadas variáveis de contexto (PRZEWORSKI; TEUNE, 1970). Isto porque na comparação, mesmo que a análise proceda em um nível, a explicação está inserida em outros níveis.
2 Abordagem comparativa Análises Multivariadas Abordagem comparativa 1) Compara ecossistemas e define similaridade ou diferenças entre variáveis; 2) Concentra-se em uma ou poucas características dentro do ecossistema, com grande valor teórico ou prático; 3) Estuda como relações causais variam dentro dos ecossistemas.
Compreende várias regras ou técnicas metodológicas para analisar dados relevantes de um tópico histórico, permitindo ao pesquisador sintetizar as informações para construir um relato coerente dos eventos que ocorreram no episódio em estudo. ...
As modalidades de pesquisa são variedades de investigações que adotam uma técnica, um tipo de objeto a ser investigado, resultando na análise dos dados. Em geral, a pesquisa é qualitativa, visando o aprofundamento do dado; ou quantitativa, que procura trabalhar o dado imediato, mensurando, medindo e quantificando.