+4
Em compostos inorgânicos, os Nox que mais aparecem nos elementos são: Hidrogênio: Nox = +1. Halogênios (F, Cl, Br, I): Nox = -1. Oxigênio e enxofre: Nox = -2.
O NOX de qualquer molécula no estado neutro é igual 0. Portanto os NOXs das moléculas NO2 e NO3 são iguais a 0.
2. NOX Variável. Os principais são: Fe, Co, Ni +2, +3.
Regras Básicas Nox 2) NOX fixo – os elementos da família 1ª possuem NOX fixo igual a + 1; enquanto metais alcalinos terrosos, igual a + 2; Prata, Zinco e Alumínio possuem NOX fixo +1, +2 e +3, respectivamente. 3) O hidrogênio quando ligado a não- metais assume NOX +1 e quando ligado a metais (hidretos) possui NOX -1.
A soma dos NOX dos elementos em um íon composto é sempre igual à carga do íon.
Cada elemento químico da tabela periódica é identificado por um número atômico, que corresponde ao número de prótons (carga positiva) do átono do elemento. Quando o átomo estiver em seu estado fundamental, o número de elétrons (carga negativa) sempre será igual ao número de prótons.
O NOX, ou Número de Oxidação, é um número com carga positiva ou negativa que indica se um determinado átomo está com deficiência ou maior quantidade de elétrons quando estabelece uma ligação química com outro átomo, igual ou diferente a ele, ou em uma reação química.
Cl2 = Cl apresenta NOX 0 por estar em uma substância simples; NaOH = Na tem NOX +1 por ser da família IA; O apresenta NOX -2 por ser ametal da família VIA, e H tem NOX +1 por estar perto de um ametal mais eletronegativo);
Agora veja algumas regras para a determinação do NOX:
NaCl: por ser uma substância composta, a soma dos números de oxidação do Na e do Cl deve ser igual a 0. Como o NOX do Na é fixo e igual +1, o Cl deve apresentar um NOX igual a -1. NaClO3: por ser uma substância composta, a soma dos números de oxidação do Na, Cl e O deve ser igual a 0.
Cl2 - substâncias simples tem nox igual a zero. KClO - K é metal alcalino, seu nox é +1, o O também tem nox fixo, é -2, então para dar zero, o Cl tem de ter nox igual a +1.
+ 1
Os elementos quando em uma substância simples como O2, H2, possuem Nox = 0. Esse é o caso do I2. No NaI: o Na+ possui carga +1 e para contrabalancear esta carga tal que a soma seja = 0, é necessário que a carga do iodo seja -1.
Então os números de oxidação do Boro, Iodo e Enxofre são, respectivamente: + 3, +7 e +6.
Além disso, o nitrogênio possui grande variedade de número de oxidação, que pode ir de -3 (para NH3 N H 3 ) a +5 (para o ácido nítrico e nitratos). Pode ter, também, número de oxidação fracionário, como -1/3 (para o íon azoteto, N3− ).
7
14,0067 u
Para calcularmos o número de oxidação, devemos nos basear nas seguintes regras:
A oxidação e a redução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações em que há transferência de elétrons entre os átomos. Esses fenômenos também são chamados de oxirredução, oxidorredução ou redox. Já a redução ocorre quando o elemento ganha elétrons e o seu número de oxidação diminui. ...
Métodos de balanceamento. Para uma equação química estar correta ela deve obedecer à lei de conservação das massas, ou seja, o número de átomos de cada elemento deve ser igual nos dois membros da equação.
Todo balanceamento de reações de oxirredução se baseia no seguinte princípio:
Mas, como regra geral, isso deve ser feito no membro que tiver maior número de átomos que sofrem oxirredução. Se esse critério não puder ser observado, invertemos os valores no membro que tiver maior número de espécies químicas. Foi isso o que foi realizado aqui, pois o 2º membro possui mais substâncias.
Como as reações de oxirredução envolvem transferência de elétrons, o método utilizado para balancear esse tipo de reação se baseia na variação do número de oxidação (Nox) dos átomos participantes da reação.
Balanceamento por tentativa. Esse método consiste na escolha arbitrária dos coeficientes estequiométricos até que se igualem as quantidades dos átomos de reagentes e produtos. Para esse método, podemos seguir um roteiro que pode facilitar o balanceamento.
Algumas etapas devem ser seguidas:
Para balancear a equação, basta posicionarmos o coeficiente ½ no O2, pois ½ vezes 2 é igual a 1 (que é a quantidade do produto).
Toda equação química tem que estar devidamente balanceada. Na combustão comece o balanceamento do combustível, determine os coeficientes para o CO2 e H2O e por último faça o balanceamento do oxigênio. A combustão incompleta ocorre através da produção de monóxido de carbono (CO) ou através de carvão (C-Fuligem) e H2O.
Geralmente, a equação química para queimar um hidrocarboneto (como o octano) com oxigênio é a seguinte: ... Combustível + Oxigênio → Dióxido de carbono + Água + Calor. A combustão é uma reação de uma substância (combustível) com o oxigênio. (comburente) presente na atmosfera, com liberação de energia.