Atualmente, existem dois principais tipos de Chiller: os de condensação a água e os de condensação a ar. Ambos oferecem vantagens como o baixo consumo de energia e uma escala de variação de temperatura bastante ampla.
Chiller funciona através do resfriamento da água, que circula por uma rede de evaporadores. Ele funciona através de um resfriador que irá utilizar o vapor para realiza esse esfriamento. ... O chiller é aplicado em quase todos os segmentos industriais que precisam de um sistema de água gelada para refrigeração.
Os Chillers são, basicamente, resfriadores de água. A água gelada produzida por eles é utilizada com o objetivo de arrefecer o ar, produtos ou equipamentos conforme necessidade.
O chiller industrial funciona como um refrigerador de água. Conforme a água vai passando pelo chiller, ele diminui sua temperatura, proporcionando a possibilidade de resfriamento, processo eficiente em diversos setores da indústria.
A troca de calor que provoca a queda da temperatura em um sistema de refrigeração é possível graças ao fluido refrigerante. Esse, por sua vez, tem a capacidade de absorver o calor dos ambientes ao mudar seu estado líquido para gasoso. Ao percorrer o sistema, torna-se um vapor altamente quente e com alta pressão.
No funcionamento do sistema da torre de resfriamento, a água industrial quente é bombeada para dentro dela. Depois é despejada pelo sistema de distribuição sobre o enchimento de contato. E é nesse momento que o resfriamento acontece. O ar frio que está sendo sugado pelo ventilador entra em contato com a água quente.
O funcionamento dele é bem simples: De um lado do tubo entra a água com temperatura mais baixa que o mosto quente. Ocorre então uma troca de calor que vai resfriar o mosto (lembre-se que o chiller está dentro do mosto) e a água quente sai pela outra extremidade do tubo.
– Para dar formato ao chiller de imersão basta você envolver o tubo de cobre num balde ou post-mix, e ir enrolando em volta até que ele fique da forma desejada. – Após a modulagem, basta encaixar as mangueiras nas pontas de entrada e saída do chiller e fixá-las com as abraçadeiras.
COMO LIMPAR Sempre limpe o chiller imediatamente após o uso. Com o auxílio de uma bomba passe água corrente na saída e na entrada de mosto. Deixe circular água por 5 minutos na maior pressão possível. Após repita o processo com sanitizante ou água fervente.
O processo de resfriamento é feito para que o mosto seja fermentado. No processo de fermentação, a levedura é adicionada. Porém, para isso, é necessário que o líquido esteja entre 25 a 35ºC. Acima dessa temperatura, as leveduras podem morrer e não haverá fermentação.
Mas primeiro é importante que você saiba, caro cervejeiro(a), que existem várias etapas para produzir cerveja caseira. Esse processo dura, em média, 8 horas mas é preciso levar em consideração outros fatores como por exemplo: Os 7 dias de fermentação. Os 10 dias de maturação.
Passos
Como a água conduz a temperatura melhor do que o ar presente no freezer, a bebida ficará gelada mais rapidamente, em cerca de 15 minutos (pode demorar um pouco mais dependendo da potência do seu freezer e do quanto ele estiver cheio, já que a circulação de ar agiliza o processo).
Adicione mais leite - esfria o chá, mas afeta o sabor. Aqueça menos a água - não deixará o chá tão quente, mas pode afetar o desempenho do chá. Adicione água fria à água fervida - esfriaria um chá totalmente infundido, mas difícil de controlar a temperatura resultante.
Mas, se for inevitável levar o vinho ao freezer para gelá-lo rapidamente, a dica é tenha muita atenção ao tempo que rótulo deve ficar no freezer: 20 minutos para os brancos, 10 para os espumantes (com mais cinco na geladeira) e apenas cinco minutos para os tintos.
Espumantes: 8 dicas para comprar e armazenar
Na verdade o espumante não possui um prazo de validade. Ele pode permanecer em pleno estado de consumo por 2 a 3 anos. Para isso, basta conservá-lo em local seco e com pouca luz.