A prática de exercícios físicos orientados e realizados regularmente proporciona vários benefícios ao organismo dos quais podem ser citados: melhora das funções cardiovasculares, prevenção de doenças degenerativas, redução da obesidade, melhora dos aspectos psicológicos que envolvem sono, humor, estresse, ansiedade ...
Após praticar exercícios físicas, uma séria de hormônios são produzidos como: testosterona, adrenalina, cortisol e endorfinas. Esses hormônios são capazes de proporcionar diversas mudanças como o relaxamento, e que podem durar horas, de acordo com a intensidade da atividade praticada.
Os benefícios da atividade física no controle da obesidade infantil são inúmeros, como por exemplo: prevenção de alterações metabólicas, prevenção de doenças crônicas cardiovasculares, melhoramento na qualidade do sono, desenvolvimento intelectual, controle de estresse e bem-estar com a estética corporal.
8 benefícios do exercício físico comprovados pela ciência
Durante ou após qualquer atividade que exija esforço físico, como corrida, vôlei, basquete ou futebol, por exemplo, é normal o coração acelerar pois precisa bombear sangue mais rapidamente para garantir que o fornecimento de nutrientes e oxigênio necessários para o funcionamento do cérebro e dos músculos.
Coração: a corrida exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. Há uma hipertrofia excêntrica do miocárdio (alteração na parede e na cavidade do ventrículo esquerdo) melhorando a ejeção sanguínea.
Correr todo dia não prejudica em nada a sua saúde, pode acreditar. Estudos demonstram que a prática diária de exercícios em intensidade moderada traz melhorias para a saúde como um todo. ... Assim, você estará dando ao seu corpo o tempo que ele precisa para se ajustar aos efeitos do exercício.