EQST

Qual A Diferença Entre Fatores Intrnsecos E Fatores Extrnsecos Dos Alimentos No Controle Do Desenvolvimento De Microrganismos?

Qual a diferença entre fatores intrínsecos e fatores extrínsecos dos alimentos no controle do desenvolvimento de microrganismos?

Os fatores que interferem na conservação dos alimentos podem ser intrínsecos, quando relacionados com as características próprias do alimento, ou extrínsecos, quando relacionados com o ambiente no qual o alimento se encontra. A conservação depende da quantidade de água que se encontra em estado livre nos alimentos.

Quais são os 6 fatores intrínsecos?

Relacionados com as características próprias do alimento • Atividade de água – Aa ou Aw; Acidez ou pH; • Potencial de oxi-redução – Eh; • Composição química; • Fatores antimicrobianos naturais; • Interações entre micro-organismos.

O que é intrínsecos e extrínsecos?

O adjetivo intrínseco se refere, principalmente, a algo interior. Já o adjetivo extrínseco se refere, principalmente, a algo exterior. Assim, estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.

Quais os fatores que interferem no crescimento microbiano?

O crescimento bacteriano é influenciado por vários factores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a humidade, o pH e o oxigénio.

Quais os principais fatores ambientais que influenciam a germinação?

Os principais fatores que afetam a germinação são:

  • Disponibilidade de água.
  • Oxigênio.
  • Luz.
  • Temperatura.
  • Permeabilidade do envoltório da semente.
  • Substâncias químicas.
  • Dormência da semente.

Que fatores influenciam a floração e a germinação?

Dentre os principais fatores que afetam a germinação pode-se citar: a luz, a temperaturas disponibilidade de água e o oxigênio.

Em que consiste a germinação da semente que fatores influenciam esse processo?

A germinação ocorre quando as sementes se encontram em condições ambientais favoráveis, originando uma nova planta. ... Dentre os principais fatores que afetam a germinação, podemos citar a temperatura, a disponibilidade de água, oxigênio e luz.

O que é o processo de germinação?

A germinação é o processo de retomada do crescimento ativo do eixo embrionário. Consiste da sequência ordenada de atividades metabólicas, que inicia com a embebição das sementes, estabelece a retomada do desenvolvimento do embrião até a formação de uma plântula normal, depende de umidade, temperatura e oxigênio.

Como ocorre o processo de germinação do feijão?

A semente do feijão tem uma reserva de nutrientes (como ocorre em cerca de 90% das plantas). Como sua casca é permeável, a semente absorve o líquido, que, junto dos nutrientes, faz o feijão germinar em até três dias. Cerca de 24 horas depois disso, surge a primeira folha.

Como é o processo de germinação do feijão?

Uma das primeiras coisas que ocorre na germinação é a absorção de água pela semente. À medida que a semente vai se enchendo de água, a casca se rompe, permitindo a entrada de oxigênio (muito importante para as células do embrião).

O que é um endosperma?

Significado de Endosperma substantivo masculino [Botânica] Tecido de substâncias nutritivas que envolve o embrião e constitui a massa principal das gramíneas; albume. (Var.: endospermo.).

Qual é a função do endosperma?

O endosperma (ou albúmen, como também é conhecido) é um tecido de armazenamento de nutrientes e está presente na maioria das plantas angiospermas. É triplóide (3n), sendo produto da fusão dos dois núcleos polares do óvulo e um núcleo de gameta masculino.

Onde se origina o endosperma?

O zigoto sofre várias divisões mitóticas, dando origem ao embrião, e o núcleo triplóide, também por divisões mitóticas, dá origem ao endosperma, tecido triplóide que muitas vezes acumula reservas nutritivas, utilizadas pelo embrião durante seu desenvolvimento.