A água do citosol é importante para a, manutenção de diversas situações da célula, como servir de solvente universal para praticamente todas as substâncias solúveis e garantir a integridade da célula, conferindo resistência a mesma.
O citosol é uma solução que preenche o citoplasma da célula, local onde estão mergulhados todas estruturas e organelas da célula. O citosol é um fluído que se constitui num meio, no qual as substâncias podem se deslocar no interior da célula.
O núcleo (plural, núcleos) abriga o material genético da célula, ou DNA, e é também o local de síntese de ribossomos, as máquinas celulares que montam as proteínas. ... Esta região mais densamente corada é chamada de nucléolo, e é o local onde os ribossomos são formados.
Esse RNA é assim chamado porque ele é o responsável por transportar os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde haverá de fato a síntese das proteínas. O RNA ribossômico (RNAr), chamado por alguns de RNA ribossomal, faz parte da constituição dos ribossomos.
RNA mensageiro (RNAm): Essa classe de RNA, que é responsável por codificar as proteínas, tem seus códons (sequência de três bases nitrogenadas que codifica um aminoácido) lidos no momento da tradução.
substantivo feminino Ciência que se dedica ao estudo da hereditariedade, dos genes, da transmissão, de pais a filhos, dos caracteres anatômicos, citológicos e funcionais.
A informação genética das células é expressa na forma de proteínas. As proteínas são as substâncias que são formadas com base no código genético de cada indivíduo. O código genético é composto por DNA e RNA, que são as duas moléculas responsáveis pelo armazenamento de informações e montagem das proteínas.
Segundo esse dogma, o fluxo da informação genética segue o seguinte sentido: DNA → RNA→ PROTEÍNAS. Observa-se, portanto, que esse dogma demonstra todos os processos pelos quais os ácidos nucleicos podem passar. Temos o DNA, onde está contida a informação genética, que pode ser transcrito em moléculas de RNA.
Em bactéria Gram + o DNA é captado como uma molécula de fita simples e a fita complementar é feita no recipiente. Ao contrário, bactérias Gram- captam DNA de fita dupla. Após o DNA doador ser captado ocorre um evento de recombinação recíproca entre o cromossomo e o DNA doador.