Vitória possui o maior manguezal urbano do Brasil e um dos maiores do mundo, com extensão de cerca de 11 quilômetros quadrados. Desse ecossistema costeiro, que compreende toda a baía da cidade, indo do bairro Santo Antônio até o bairro Jabour, muitos capixabas tiram o seu sustento.
O manguezal é um ecossistema costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar em regiões tropicais e subtropicais do mundo, ocupando ambientes inundados por marés, tais como: estuários, lagoas costeiras, baías e deltas. ...
Geografia do Brasil Os mangues correspondem a uma vegetação que se apresenta em áreas costeiras, compreendendo a uma faixa de transição entre aspectos terrestres e marinhos. Esse tipo de cobertura vegetal se estabelece em lugares nos quais predominam o clima tropical e subtropical.
Terreno pantanoso à margem das lagoas ou nos desaguadouros dos rios, onde em geral vegeta o mangue.
Ele é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.
Os mangues são habitat de ostras, cavalos-marinhos, quelônios, peixes-boi, alguns tipos de tubarões, moluscos, crustáceos, aves marinhas, mamíferos, répteis, anfíbios e muitos tipos de peixes. Eles protegem a linha da costa contra a erosão e fenômenos como as ressacas e até mesmo tsunamis.
De acordo com a pesquisadora, a grande ameaça aos manguezais é o crescimento econômico desordenado, a qualquer custo.
IMPORTÂNCIA DOS MANGUEZAIS É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.
Entre as ações que podem ser realizadas nos manguezais estão a pesca esportiva e de subsistência, o cultivo de ostras e de plantas ornamentais, bem como o desenvolvimento do turismo local e promoção da região. É importante ressaltar que essas atividades não degradam o ecossistema.
A armadilha nada mais é do que um cubo, geralmente feito de arame de galinheiro. Devem existir alguns furos, chamados de "gargantas", por onde os caranguejos entram para pegar a isca, que deve estar posicionada de maneira que eles não as alcancem.
A pesca é realizada com armadilhas de ferro e redes de nylon ou arame, que são jogadas no fundo do mar com pedaços de peixe dentro delas. Os caranguejos sentem o cheiro, entram nas armadilhas e não conseguem mais sair. Geralmente, dois dias depois de terem sido colocadas, elas são recolhidas ao convés.
O caranguejo precisa ser bem cozido em água e condimentos, pois pode gerar intoxicação alimentar. Por isso, é importante já precaver antes mesmo do consumo: o ideal é comprar caranguejos frescos, que não exalem cheiros fortes, e armazená-los em lugares resfriados ou congelados.
Cada armadilha é colocada no oceano, geralmente em uma fileira e preenchida com isca de bacalhau ou arenque para atrair o caranguejo rei do Alasca. Marcadas com uma bóia, elas são deixadas no chão por um período de quatro a seis dias para que os caranguejos possam se acumular nela, atraídos pela isca de peixe.
Isca é um tipo de item que pode ser anexado a uma Vara de fibra de vidro ou a Vara de irídio, também pode ser inserida dentro de Covo. Covos requerem uma isca para pescar o peixe, mas varas de pesca não exigem isso. No entanto, anexar a isca a uma vara de pescar aplicará efeitos que podem ajudar o jogador a pescar.
A ratoeira é feita com lata de óleo, a pessoa vamos supor, pega 100 latas de óleo e com elas dá pra fazer 50 ratoeiras, aí se abre uma tampa, tira o fundo dela, fura dois buracos em cima e fura seis buracos dos lados, aí forma uma ratoeira.