A Ethernet é uma tecnologia de rede capaz de agregar novas tecnologias em uma comunicação compartilhada por um único cabo para todos os dispositivos da rede. Isso permite que a rede se expanda para acomodar novos dispositivos sem ter de modificar os dispositivos antigos.
Sendo assim, os protocolos são os padrões pelos quais é estabelecida a troca de dados. Basicamente, são códigos criados para que diferentes computadores possam “conversar”, a fim de supervisionar e gerenciar uma série de processos diferentes.
Para os protocolos de Camada 2, como em todos os padrões IEEE 802, a Ethernet se baseia em duas subcamadas separadas da camada de enlace de dados para operar, o Controle lógico de link (LLC) e as subcamadas MAC. A subcamada LLC Ethernet trata da comunicação entre as camadas superiores e as camadas inferiores.
Os dois padrões são antigos: o Fast Ethernet é de 1995, enquanto o Gigabit é de 1999. ... O padrão mais antigo vai oferecer conexão com a rede, mas vai operar na velocidade limite de 100 Mbps, mesmo que toda a instalação da casa ou escritório seja Gigabit – o mesmo vale para computadores com entrada Gigabit e conexão Fast.
Um cabo Ethernet é o tipo mais comum de cabo de rede usado em uma rede com fio, seja em casa ou em qualquer outro estabelecimento comercial. Este cabo conecta dispositivos com fio em conjunto para a rede local para compartilhamento de arquivos e acesso à Internet.