EQST

Qual A Contribuiço Da Psicanlise Para A Educaço?

Qual é a contribuição da Psicanálise para a educação?

Outra contribuição importante que a psicanálise pode oferecer ao campo da educação diz respeito a como a relação professor-aluno constitui-se como um campo de transferências. ... Desse modo, a educação desenvolve-se mais pelo laço que se estabelece com esse outro do saber do que pelo conhecimento adquirido.

Qual foi a contribuição de Freud para a educação?

As maiores contribuições de Freud nessa área estão no conhecimento do desenvolvimento sexual da criança (leia a reportagem sobre educação sexual) e no papel da linguagem. Pelo menos em duas ocasiões, Freud escreveu que Educação, política e psicanálise são atividades "impossíveis", pois as três lidam com a palavra.

Qual a contribuição da psicanálise?

A principal contribuição da psicanálise para o desenvolvimento humano está relacionada com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Ela procura descrever mudanças qualitativas, cujo objetivo é fazer com que as pessoas compreendam os conflitos emocionais inconscientes (FREUD, 1896).

Quais as contribuições do behaviorismo e da Psicanálise para a educação?

Ambas as teorias, do behaviorismo e da psicanálise enfocam a importância do bem-estar da individualidade, o prazer e a felicidade. As duas concordam que a educação deve ser democrática. O behaviorismo também é apresentado na área educacional como sendo uma das abordagens mais antigas.

Qual a relação do behaviorismo com a educação?

Skinner é o principal representante do Behaviorismo e segundo La Rosa (2003) levou até as últimas consequências os estudos da aprendizagem. O Behaviorismo compreende uma corrente da psicologia que tenta explicar o comportamento como influencias dos estímulos do meio.

Qual a importância da psicanálise para a psicologia?

A psicanálise promove a consciência de padrões de emoções e comportamentos inconscientes, desadaptativos e habitualmente recorrentes. Isso permite que aspectos anteriormente inconscientes do self se integrem e promovam um ótimo funcionamento da mente, cura e expressão criativa.

Qual foi a contribuição de Freud para a psicologia?

Provavelmente a contribuição mais significativa que Freud fez ao pensamento moderno é a de tentar dar, ao conceito de inconsciente, um status científico (não compartilhado por várias áreas da ciência e da psicologia).

Qual é a diferença entre psicologia e psicanálise?

A psicanálise surgiu no final do século XIX a partir dos estudos de Sigmund Freud. ... Ou seja, o psicanalista estuda, investiga e se preocupa a compreender o inconsciente e as suas particularidades. Ao contrário da Psicologia, não existe uma graduação em Psicanálise.

Qual a diferença entre psicologia e psiquiatria e psicanálise?

A Psicanálise não é especialização da Psicologia ou da Psiquiatria, pois seu estudo e formação são próprios e podem ser estruturados como numa escola ou não. Cada instituto de formação em Psicanálise pode ter um tipo de formação.

Quais as diferenças entre as linhas de atuação da Psicologia?

A primeira delas é a área de atuação que pretende trabalhar (consultórios, escolas, empresas…) e a segunda é a abordagem que pretende utilizar caso decida pela atuação clínica (behaviorismo, psicanálise, humanismo, entre outras…).

Como saber qual tipo de terapia eu preciso?

Descubra qual tipo de terapia é a ideal para você

  1. Psicanálise. O que é – A terapia criada por Freud segue forte. ...
  2. Jungiana. O que é – Os sonhos são a chave da terapia. ...
  3. Lacaniana. O que é – É das clássicas, com divã e de longa duração. ...
  4. Cognitivo-Construtivista. ...
  5. Analítico-Comportamental. ...
  6. Cognitivo-Comportamental. ...
  7. Gestalt-terapia. ...
  8. Psicodrama.

Quando a terapia é indicada?

O que é: Ligada ao behaviorismo, a terapia monitora e modifica as relações com o ambiente. Trabalha com reforços positivos para mudar os comportamentos que atrapalham a vida. Para quem é indicada: Funciona bem para quem tem ansiedade, pânico, fobia social, depressão, dependência química e problemas de aprendizagem.