EQST

Qual A Diferença Entre Eroso Geolgica E Eroso Acelerada?

Qual a diferença entre erosão geológica e erosão acelerada?

É importante destacar que há duas classificações para os processos erosivos, sendo a erosão geológica ou natural, mais lenta; enquanto a erosão acelerada, é rápida e gerada sobretudo, pela ação humana.

O que pode causar a erosão do solo quais são as possíveis consequências da erosão?

Conforme a erosão avança, as camadas de terra que sofrem sedimentação podem ser depositadas em leitos de rios, causando muito mais impacto ambiental. Além disso, pouco a pouco o solo perde nutrientes essenciais para nutrir o plantio agrícola, ou mesmo a criação de gado em pastos, pode torna-se totalmente inviável.

Qual é a causa da erosão nas encostas de morros?

Ele é um fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos (solos, vegetação, rochas, materiais de construção, etc.) ao longo de terrenos inclinados, que são denominados de encostas.

Porque a ocupação das encostas de morros contribui para a ocorrência dos deslizamentos de terra?

O desmatamento de encostas e as ocupações irregulares em morros são considerados “fatores de risco” para deslizamentos. Primeiro, porque a vegetação costuma amenizar o impacto da chuva, já que suas raízes ajudam a estabilizar o solo.

Porque ocorrem deslizamentos em encostas e de que forma a ação humana agrava esse processo?

Então, como as encostas são formadas por rochas sedimentares que são mais suscetíveis à ação da chuva, elas sofrem mais com os movimentos de massa. Algumas ações humanas que agrava esse processo são: ocupações irregulares, cortes em talude, aterros, depósitos de lixo, modificações na drenagem e desmatamentos.

Porque ultimamente as pessoas têm sofrido cada vez mais os efeitos dos deslizamentos?

Resposta:Por meio da ação humana, a vegetação que por suas raízes impedem o escoamento da água descontroladamente, estão sendo cortadas e perdendo a vida. Então hoje em dia está ocorrendo com mais proporções esse fenômeno.

O que poderia ser feito para evitar deslizamentos de terra?

Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.

Porque as pessoas moram em áreas de risco?

Áreas de risco são regiões onde é recomendada a não construção de casas ou instalações, pois são muito expostas a desastres naturais, como desabamentos e inundações. Essas regiões vem crescendo constantemente nos últimos 10 anos, principalmente devido à própria ação humana.

O que são áreas de risco e qual a porcentagem da população brasileira vive nessas áreas?

As áreas de risco são áreas que tornam as pessoas vulneráveis as diferenças sociais, criminalidade e a catástrofes naturais, no Brasil, as principais áreas de risco são as favelas e regiões de morro, pessoas vivem nessas áreas de acordo com dados do IBGE.

Como podemos reconhecer uma área que corre risco de desmoronamento?

Como identificar que sua casa corre risco:

  1. Trinca nas paredes.
  2. Água empoçando no quintal.
  3. Portas e janelas emperrando.
  4. Rachaduras no solo.
  5. Água minando na base de barrancos.
  6. Inclinação de postes ou árvores.

Porque as pessoas precisam de um lugar para morar?

Além disso, se antigamente as habitações protegiam os seres humanos de eventuais ataques de predadores ou outros animais, atualmente, elas dão segurança contra crimes como roubos. Finalizando, as pessoas também precisam de um lugar para morar em função de maior comodidade e acesso ao saneamento básico.

Quais os perigos relacionados aos deslizamentos de terra em áreas vulneráveis?

Resposta. Resposta: Eles pode causar desflorestamento, morte de animais e pessoas, obstrução de córregos de aguá e estradas, destruição de casas e até cidades dado o tamanho do deslizamento.