Selecionar e cadastrar fornecedores, levando em conta qualidade, preço, confiabilidade na entrega e nível da assistência técnica oferecida. Receber e organizar os pedidos de compras de diversas áreas da empresa, seja da produção, vendas, manutenção ou para suprimentos.
O setor de compras é responsável por manter a empresa em pleno funcionamento. Se falarmos da rotina de uma indústria, por exemplo, é preciso considerar que a área será a responsável por abastecer a linha de produção com insumos, peças ou componentes que comporão o seu produto final.
A Área de Compras estratégica dentro da organização tem o objetivo de encontrar as melhores alternativas entre os fornecedores disponíveis, avaliar a oferta e a procura dos produtos, criar uma expectativa de valor e agir com base nisso.
E-procurement (eletronic procurement) é um sistema de negociação via internet que facilita a gestão de compras. É utilizado pelas empresas para automatizar o processo de aquisição de bens e produtos, desde o pedido até o pagamento, pode ser feito manualmente ou com o uso de sistemas de informática.
O e-procurement é um sistema para comercialização de produtos e serviços em ambiente virtual, através do qual as empresas podem automatizar seus processos de compra e de produção de bens e serviços. Portanto, o e-procurement é um sistema de negociação que otimiza e automatiza a logística das empresas.
A palavra vem do inglês eletronic procurement se refere à compra e venda de produtos e serviços por meio da internet.
O principal objetivo do procurement é estabelecer ciclos de compras eficientes e, assim, aumentar a agilidade das entregas ao mesmo tempo em que diminui os custos para a empresa. Para isso, busca sincronizar o recebimento de materiais vindos dos fornecedores com o trabalho interno do negócio.
O Procurement Manager é comum em médias e grandes organizações. A aquisição é outro termo usado para descrever a actividade de compra realizada em nome da organização. ... A coordenação das atividades de aquisição de toda a organização depende da estrutura e do papel do departamento de compras.
Compras diretas (bens e serviços destinados a produção) Compras indiretas (bens e serviços destinados a operação)
Compra direta: insumos e matéria-prima para produção da atividade principal da empresa. Compra indireta: insumos e matéria-prima de suporte, tais como materiais de escritório, serviços de viagens, computadores, limpeza, entre outros.