Sistemática, quando ocorre um ambiente em que o conhecimento é estruturado para tal; assistemática, quando se dá em outros momentos do dia, nas relações sociais, em casa, assistindo televisão, brincando, ou seja, em qualquer outra manifestação não-formal.
Entende-se como Educação Ambiental Formal a educação compreendida no âmbito escolar (ensino regular), cujos objetivos estão compreendidos nos referenciais curriculares, abordados por todas as matérias, sendo assim um assunto interdisciplinar.
“O que parece importante considerar é que a educação não-formal, como área do conhecimento pedagógico, passou a ser observada como válida e como possibilitadora de mudanças, inclusive dentro da própria concepção de educação, a partir de seu aparecimento e de sua inclusão como área pedagógica em documentos e artigos ...
88). Sendo assim, a ação pedagógica no espaço não escolar está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa às transformações de cada indivíduo.