A troposfera é a camada mais próxima da Terra, responsável pela respiração de todos os seres vivos. Na troposfera, quanto maior a altitude, menor a temperatura. Os números podem variar de 40 a -60 graus Celsius. Também conhecida como “faixa da vida”, é essa a camada responsável por quase 80% do volume da atmosfera.
As camadas da atmosfera constituem divisões da atmosfera terrestre baseadas na variação de temperatura. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. As camadas da atmosfera representam as divisões da atmosfera terrestre em níveis com características particulares.
Devido às suas fortes propriedades oxidantes, o ozônio é tóxico para os humanos e pode causar problemas respiratórios. O contato com o gás prejudica o crescimento de vegetais e plantas. Além disso, a alta reatividade do ozônio reduz a capacidade natural da flora de retirar o dióxido de carbono (CO²) da atmosfera.
O ozônio é produzido através da exposição do oxigênio em uma excitação elétrica ou radiação solar. O oxigênio é um gás alótropo, em química, isso significa que o oxigênio é um dos elementos químicos que conseguem formar substâncias diferentes agregando-se unicamente em quantidades de átomos diferentes.
Por ser um tratamento alternativo, qualquer profissional da área de saúde, como, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos e biomédicos podem aplicar a técnica - inclusive médicos veterinários, já que o uso da ozonioterapia também pode auxiliar no tratamento de animais.
A ozonioterapia consiste na administração de ozônio nas seguintes formas: