O mangue vermelho (Rhizophora mangle) é particularmente extremo em sua capacidade de sobreviver com suas raízes banhadas em água salgada. Os mangues vermelhos são as espécies pioneiras e estão localizadas próximo da margem, ocupando zonas onde ficam sujeitas às inundações tidais.
Os mangues são espécies vegetais encontradas nos manguezais, que são um ecossistema localizado em regiões litorâneas, com um ambiente formado por uma água salobra, resultante do encontro da água doce com a do mar, o que torna esse lugar um espaço sensível ao equilíbrio entre esses dois cursos d'água.
O Mangue é um tipo de vegetação típica das regiões alagadiças denominadas de manguezal. É um ecossistema costeiro e demasiado úmido presente nas zonas tropicais e subtropicais. Desempenha um importante papel na preservação de diversas espécies vegetais e animais, além de auxiliar no desgaste (erosão).
Também conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, o Bioma Pampa ocupa uma área de 176,5 mil Km² (cerca de 2% do território nacional) e é constituído principalmente por vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores).
A Mata Atlântica possui uma rica biodiversidade em todos os sentidos. Algumas espécies de sua vegetação são endêmicas, ou seja, só ocorrem nela. ... Estima-se que haja na Mata Atlântica 20 mil espécies de árvores, o que significa 35% do total existente no Brasil. A Mata Atlântica é estratificada, com grandes árvores.
Pampas - Região se caracteriza pelas pastagens, com grandes rebanhos. Típicos do Rio Grande do Sul (e também na Argentina e Uruguai), os pampas têm clima subtropical frio, sendo a temperatura média anual de 19°C. As quatro estações do ano apresentam-se bem definidas.
Na região dos pampas o solo é fértil. Por isso, estes campos são normalmente procurados para desenvolvimento de atividades agrícolas. ... Em áreas de planalto os solos são também avermelhados, mas não possuem a fertilidade da terra roxa. Na planície litorânea o solo é bastante arenoso.
Pampa é um bioma localizado no extremo Sul do país. Ele se caracteriza por apresentar um relevo pouco acidentado, e sua vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte, como o capim-forquilha, o trevo-nativo e o algarrobo.