A cultura, por conseguinte, é o complexo e sempre inconcluso mundo dos objetos do conhecimento, sendo a linguagem a sua expressão comunicativa, pois dar nome às coisas significa criá-las e dar-lhes significado, razão pela qual acertadamente afirma Gadamer que toda criação, tanto nas ciências como nas artes, no fundo, ...
A noção de trabalho é fundamental para se compreender o que é cultura. ... Por meio do trabalho o homem instaura relações sociais, cria modelos de comportamento, instituições e saberes. O aperfeiçoamento dessas atividades no entanto, só é possível pela transmissão dos conhecimentos adquiridos através das gerações.
A linguagem no trabalho permite a reflexão sobre a atividade e sobre as relações humanas estabelecidas com os/as colegas. Desse modo, a interação verbal contribui para propiciar o bem-estar no trabalho, para que este não esteja dissociado do prazer. Há ainda muitos aspectos a desenvolver na análise.
A relação entre cultura e trabalho está atrelada a forma como a organização consegue se movimentar em meio a diversidade, preservando os estilos de trabalho naturais. Para poder prosperar, as organizações devem criar culturas em que os indivíduos sejam incentivados a trazer seu ser mais autêntico para o trabalho.
Acredita-se que a cultura, o trabalho e a educação sejam inseparáveis, pois se completam, visto que através do trabalho criam-se as relações sociais, que são exemplos de comportamento obtidos através das instituições das quais se faz parte.
Existe uma intrínseca relação entre cultura e educação, visto que a própria educação é considerada como sendo parte da cultura. A cultura pode ser entendida como fruto da inventividade humana, só existe cultura porque existe o homem, e a educação está incluída neste meio.
A educação apresenta uma maneira formal para transmitir a cultura, pois através dela pode-se adquirir hábitos, valores, tradições que também são passadas de modo informal pelas famílias, mas é através da educação formal que estes conceitos culturais são visualizados no contexto social.
Cultura
Nesse entendimento, pode-se compreender a educação como um processo dinâmico e constante de transmissão cultural, ou seja, é através dela que são transmitidos os valores, as normas, as representações e experiências cuja finalidade é a reprodução de um sistema social.